quarta-feira, 10 de março de 2010

Armadilhas para motoristas mal informados

Se você é proprietário de automóvel, não deixe de ler esta postagem.
Principalmente se for mulher, porque normalmente elas tem menor conhecimento e interesse nesse tipo de assunto e por isso podem ser mais facilmente enganadas.

O conteúdo é importante porque tem informações úteis para que possamos nos defender de bandidos.
E, nesse caso, não são bandidos armados, que atacam nas ruas: são bandidos que você procura, inconscientemente, nas grandes lojas e redes de revenda de pneus e prestadoras de serviços automotivos. Isso pode eventualmente também se aplicar a concessionárias.

É claro que nem todo mundo é bandido. Há exceções e há gente bem intencionada.
Como sempre, quero deixar claro: não estou generalizando.
O importante é que você fique bem informado e siga as sugestões que vou dar.
Dessa forma ninguém vai se aproveitar da sua falta de conhecimento.

O primeiro mandamento é sempre desconfiar das redes que tem promoções milagrosas do tipo: revisão gratuita de freios, regulagem gratuita dos faróis, rodízio gratuito dos pneus, verificação gratuita de vários itens, montagem gratuita dos pneus: normalmente, esses serviços "gratuitos" vão lhe custar muito caro, porque funcionários devidamente "treinados" vão encontrar defeitos no seu carro que na maioria das vezes não existem.
Se isso acontecer, dirija-se sempre a um mecânico de confiança e confirme o diagnóstico. Nunca execute o serviço sem antes ter uma confirmação de outro profissional.

Serviços que envolvem pneus e freios sempre serão acompanhados de diagnósticos de troca de pastilhas, discos de freio e necessidade de serviços de balanceamento de pneus e alinhamento da direção.

Balanceamento de rodas
Toda loja sempre diz que o balanceamento e alinhamento devem ser feitos sempre.
Quanto ao balanceamento, há um fato importante a ser observado: existem dois tipos de equipamentos balanceadores, as máquinas estacionárias e as portáteis.
É importante que você conheça um pouco sobre esse assunto, clicando aqui.
Assim você fica sabendo se o método de balanceamento adotado para o seu caso está correto.

Nesse próprio link, há ainda outras informações interessantes sobre pneus, alinhamento, escapamentos, freios, baterias, etc. (estou indicando porque as informações são confiáveis e não há nenhum tipo de interesse financeiro nisso).


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