domingo, 21 de março de 2010

Nova arma contra a dengue: crotalária

Se for confirmada a eficiência da dupla crotalária e libélula no combate à dupla mosquito e larva da dengue teremos uma arma biológica natural.


Monte Aprazível é uma pequena cidade a 474 km da capital paulista com cerca de 20 mil habitantes.
Mas esta pequena cidade está se tornando o centro das atenções com o projeto Crotalária, que pode ser a mais nova arma no combate a dengue.

A crotalária é uma planta utilizada na adubação de terra entre uma plantação e outra. Quando florida atraí a libélula, um inseto que prolifera em água limpa como a larva do mosquito da dengue. O detalhe importante é que a larva da libélula se alimenta da larva do mosquito da dengue.

Mais ainda: a própria libélula se alimenta do mosquito da dengue. Ou seja mata a larva no ninho e o mosquito fora do ninho. De acordo com o presidente da Câmara, João Celso Ferreira, a experiência de Monte Aprazível tem atraído a atenção de várias cidades do Brasil. Rio de Janeiro, Uberaba, São José do Rio Preto entre outras.

A informação é que, desde que começou o projeto, não foi verificado nenhum caso de dengue nativo. Apenas dois importados.

No último domingo Ferreira disse que circulou pela cidade para verificar a aceitação da população ao projeto Crotalária e ficou entusiasmado. "A cidade está toda florida em todos os bairros. A população aderiu ao projeto", afirma.

Se for confirmada a eficiência da dupla "crotalária e libélula" no combate a dupla "mosquito e larva da dengue" teremos uma arma biológica natural. Melhor ainda é que é uma plantinha bonita e custa apenas R$ 5 o quilo de semente.

Recebido de Ioshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica, bancária aposentada, administradora de empresas e pesquisadora voluntária de alternativas no combate à dengue (nobukunister@gmail.com).

9 comentários:

Unknown disse...

Meu nome é Claudia Maset, assessora Municipal de saúde de Monte Aprazível, estou a disposição para esclarecimentos sobre o projeto da crotalária.

claudia_maset@hotmail.com

Anônimo disse...

Grata pela informação,

Sendo uma das muitas pessoas interessa no combate a esta (praga) pessoas queridas se foram em decorencia da dengue , gostaria de saber como afquirir estas sementes.
Entrarei em contato com o e-mail deixado

Parabens pela iniciativa

Cleonice

lenira dalva miquelino disse...

Olá, sou Lenira D. miquelino, resido no estado de Rondônia, sou uma sobrevivente desta doença. Gostaria de saber como adquirir sementes desta planta para eu distribuir em minha cidade.

Unknown disse...

Lenira, fale com Claudia Maset,Assessora Municipal de Saúde de Monte Aprazível no Projeto Crotalária, Tel.(17)3275.1196, e-mail: claudia_maset@hotmail.com

Ioshiko Nobukuni
nobukunister@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, sou Debora coordenadora da COMVIDA ATITUDE,em Seringueiras RO, adorei a ideia de ajudar meu municipio no combate a dengue através dessa planta milagrosa (crotalaria), gostaria de saber detalhes de como adiquiri-la,e o custo da sementes.
Respostas no e-mail renseducsering@hotmail.com ou mari-daques@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Debora, digite no google próssementes, lá vc encontrará a semente e valores, pq depende o valor do frete. Mas você calcula tudo na hora e só feche o pedido se achar que é interessante para você. No meu caso, em Machadinho a caixa com 3 quilos chegou por 123,00R$.
Bjs

Anônimo disse...

e ai vamos infestar as cidades de libélulas ou elas se vão qdo os mosquitos se forem?Se é que isso é possível!estou preocupado com outro desequilíbrio! Obrigado! Mauro Curi

Anônimo disse...

Olá,meu nome é francisco,resido na cidade de Ipatinga-Minas Gerais,e gostaria de saber como conseguir sementes de crotalária para disseminar a idéia aqui no vale do aço,onde há muitos casos confirmados da dengue;inclusive dengue hemorráigica com mortes.Obrigado

Bruno G. Dinardi disse...

Para conseguir sementes de crotalária, entre em contato com a Sra. Ioshiko Nobukuni (e e-mail dela está no final da postagem).

Postar um comentário