segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Se Noé fosse brasileiro

Um dia, o Senhor chamou Noé (que nessa história morava no Brasil) e ordenou-lhe:
- Dentro de 6 meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que todo o Brasil seja coberto pelas águas.
- Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal.
- Vai e constrói uma arca de madeira.

No tempo certo, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram os céus.
Noé chorava, ajoelhado no quintal de sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa, entre as nuvens:

- Onde está a arca, Noé?
- Perdoa-me, Senhor! - suplicou o homem.
- Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas:

- Primeiro tentei obter uma licença da Prefeitura, mas para isso, além das altas taxas para obter o alvará, me pediram ainda uma contribuição para a campanha do prefeito.

- Precisando de dinheiro, fui aos bancos e não consegui empréstimo, mesmo aceitando aquelas taxas de juros exorbitantes.

- Aí o Corpo de Bombeiros exigiu um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui contornar, subornando um funcionário.

- Começaram então os problemas com o IBAMA para a extração da madeira; eu disse que eram ordens Suas, mas eles só queriam saber se eu tinha um “Projeto de Reflorestamento” e um tal de “Plano de Manejo”.

- Nesse meio tempo eles descobriram também uns casais de animais guardados em meu quintal; além da pesada multa, o fiscal falou em "prisão inafiançável" e eu acabei tendo que matá-lo, porque, para assassinato a lei é mais branda.

- Quando resolvi começar a obra, na raça, apareceu o CREA e me multou porque eu não tinha um Engenheiro Naval responsável pela construção; depois apareceu o Sindicato exigindo que eu contratasse seus marceneiros com garantia de emprego por um ano.

- Veio em seguida a Receita Federal, falando em “sinais exteriores de riqueza“ e também me multou.

- Finalmente, quando a Secretaria do Meio Ambiente pediu o “Relatório de Impacto Ambiental“ sobre a zona a ser inundada, mostrei o mapa do Brasil. Aí, quiseram me internar num Hospital Psiquiátrico!

- Sorte que o INSS estava de greve...

Noé terminou o relato chorando, mas notou que o céu clareava e perguntou:

- Senhor, então não irás mais destruir o Brasil?

- Não! - respondeu a voz entre as nuvens:

- Pelo que ouvi de ti, Noé, cheguei tarde!

0 comentários:

Postar um comentário