sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Manter o computador ligado aumenta sua vida útil?

Você já deve ter se perguntado se o ato de desligar o computador realmente contribui para aumentar a vida útil da máquina.
Se pesquisou pela Internet ou perguntou para algum técnico deve ter encontrado diversas respostas contraditórias.
Afinal, o que é melhor: desligar o PC ou deixá-lo ligado o tempo todo?

Veja abaixo alguns motivos que podem responder à pergunta.

Por que desligar?

Existem alguns motivos para que você desligue seu computador de noite e só ligue novamente no dia seguinte:

1) Salvo os HD feitos especificamente para servidores, o mecanismo dos discos rígidos não foi desenvolvido para trabalhar continuamente.

2) Os sistemas operacionais, principalmente o Windows, realizam procedimentos importantes durante os atos de ligar e desligar o computador.

3) Computadores consomem energia, assim, desligar a máquina é uma maneira de economizar com a conta de luz.

4) O superaquecimento de um PC pode fazer com que os componentes queimem ou ocorra um curto-circuito. Se o ambiente em que o computador se encontra for quente ou mal ventilado é provável que a máquina esquente se ficar muito tempo ligada.


Por que deixar ligado?

Há também vários argumentos para que você deixe seu computador ligado o tempo todo:

1) O ato de ligar e desligar os PCs pode causar o desgaste acelerado de alguns componentes, principalmente coolers e HDs.

2) Muitos erros causados pelos sistemas operacionais podem ser evitados se o computador ficasse sempre ligado, pois muitas vezes é no ato de desligar a máquina que alguns arquivos são corrompidos, causando erros antes inexistentes.

Quem está certo, afinal?

Especialistas de grandes empresas como HP e Seagate dizem que não há grandes problemas em deixar o computador sempre ligado.

“Se você não se importa com o consumo de energia ou com o carbono liberado, não há grande problema em deixar seu PC ligado”, diz Ken Bosley, veterano no Grupo de Sistemas Pessoais da HP.

É fato que deixar o computador ligado diminui um pouco a vida útil do aparelho, mas é mais provável que você aposente seu PC por ele estar ultrapassado do que por estar “gasto” de ter ficado ligado por muito tempo.

Então... não tem certo nem errado: Você decide, conforme suas necessidades e disponibilidades.

0 comentários:

Postar um comentário