quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Quem usa internet sem fio não precisa de firewall?

A internet sem fio (wireless) é uma realidade e atualmente quem possui um computador com um dispositivo de acesso desse tipo pode usar a internet em locais públicos como cafés, bares, shoppings ou até na sua própria casa.

Há quem diga que esta forma de conexão é tão segura que o usuário nem precisa utilizar firewalls ou outros programas para prevenir seu computador de invasões.
Uma vez que nesse caso as conexões com cabos de rede deixam de existir, acabam os problemas com invasões e infecção por vírus.
Portanto essa forma de acesso não põe o equipamento em situação de risco e o uso de programas firewall e antivírus tornam-se inúteis.

Será mesmo verdade?

Claro que não!
O erro começa pelo conceito sobre o que é uma conexão:
há pouco tempo atrás estar conectado à rede era sinônimo de possuir um cabo de rede ligado em sua máquina.
O usuário expõe seu computador ao risco não pelo fato de possuir cabos e fios em seu aparelho, mas sim ao fazer uso de uma rede.

Redes Wi-Fi dispensam fios, mas logicamente mantêm seu computador conectado, exatamente como ocorre com a internet com cabos.
As informações entram e saem de sua máquina e este fato expõe o seu computador aos mesmos riscos que antes, a única diferença é a ausência de cabos físicos.

Na verdade a situação é ainda mais grave, pois no caso de uma rede com fios o usuário pode ter uma noção de quantos computadores compartilham da mesma rede.
Já no caso de redes wireless, qualquer um que possua um computador com este dispositivo pode fazer uso da rede sem que o usuário se dê conta.

O problema se intensifica em locais de acesso público como cafés e shoppings, mas pode ocorrer mesmo em redes caseiras.

Firewall, a Solução

Ninguém precisa deixar de usar redes sem fio para acessar a internet, basta seguir uma série de cuidados.
O mais importante, ao contrário do que diz o mito, é manter um bom firewall instalado e sempre ativo em sua máquina.
É indispensável jamais desativar ele enquanto estiver em zonas de conexão Wi-Fi, já que um firewall impede que qualquer ação similar a uma invasão seja efetuada em seu computador sem sua confirmação.
Ótimos exemplos de firewall são o ZoneAlarm, Comodo e Comodo Pro.
Para saber mais sobre firewalls, recomendo que clique aqui e assista a este vídeo.

Um antivírus eficiente também é de grande ajuda e trabalhando em conjunto com o firewall criam uma forte barreira de proteção em seu computador.
Neste caso, recomendo o Avast e o AVG
(se ainda não viu, leia a matéria Qual é o melhor antivírus gratuito?, neste blog).

Outras medidas de segurança

Quem guarda documentos importantes em seu computador e acessa redes sem fio pode usar programas de criptografia neles ou softwares de segurança.
Evite utilizar senhas de cartões de crédito em conexões Wi-Fi, especialmente em locais públicos.
Se for usar, certifique-se que o endereço visitado possui navegação segura, começando com https: (se ainda não viu, leia a matéria HTTP ou HTTPS? O que é isso?, neste blog).

Caso você possua um ponto de rede sem fio, utilize acesso limitado com senha, senão qualquer um que estiver na área de cobertura do ponto pode usar sua rede.

Finalmente, evite permanecer conectado à rede quando não estiver navegando e minimize o acesso de outros usuários à sua máquina.

Matéria extraída de www.baixaki.com.br/info

0 comentários:

Postar um comentário