segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cuidado com máquinas de preencher cheques

Notícia publicada em vários meios de comunicação, dentre eles o Portal de Notícias Globo e o Terra/O Dia Online.

Cheques preenchidos em máquinas de preencher cheques, aquelas que você só assina depois de preenchido automaticamente pela máquina numa 'cortesia' do local onde você está pagando, podem ser apagados em microondas, sobrando apenas a sua assinatura, que é feita a caneta, diferente do restante onde foi feita com a tinta da máquina de preencher cheques...

Valores impressos mecanicamente são apagados após período no forno.
Perito recomenda usar a caneta para o preenchimento.

Golpistas que atuam em Santa Catarina descobriram um jeito de adulterar os valores de cheques que são preenchidos em máquinas eletrônicas.
Os valores dos cheques impressos mecanicamente são apagados quando colocados em fornos microondas por determinado tempo e potência.

Com o procedimento, apenas a assinatura do cliente, feita a caneta, permanece intacta. Assim, os cheques podem ser preenchidos novamente.

"O preenchimento (na máquina) é feito com toner, que é um pó. Este pó é desintegrado dentro do microondas", diz o perito em falsificações Arnaldo Ferreira.

Nos últimos dois meses, uma mesma agência bancária de Florianópolis recebeu 11 cheques adulterados da mesma forma.
Segundo o perito, um cheque de R$ 27 emitido em um circo na capital foi compensado dois meses depois, em Feira de Santana, na Bahia, por R$ 4,2 mil.

O perito recomenda, como precaução, usar a sua própria caneta para o preenchimento dos cheques.

Enviado por Lúcia de Fátima Miranda em 03/08/2009.

0 comentários:

Postar um comentário