terça-feira, 4 de agosto de 2009

Na hora de comprar um notebook novo

Falei na última postagem de Dicas de informática sobre o que considerar na compra de um novo computador de mesa (desktop).

Comprar um notebook pode ser um pouco mais complicado.
Primeiro, porque são mais caros; segundo, porque são menos adaptáveis.

Antes de comprar um notebook, a primeira coisa que é bom saber é que o upgrade das peças não é impossível de se fazer, mas as possibilidades de reconstruir sua máquina são bem menores.

Ao contrário do que acontece com os computadores de mesa, os notebooks têm placas-mãe mais limitadas, por questão de espaço.
Por exemplo, enquanto no desktop você tem vários slots para encaixar pentes de memória RAM, nos notebooks normalmente só tem dois.

Também não dá pra ficar substituindo a placa de vídeo: a maior parte deles não permite esse tipo de operação.

Já que é assim, antes de comprar um notebook, é preciso mais do que nunca encontrar uma máquina que se encaixe no seu uso e que, se possível, não economize em memória e em processador.
A lógica aqui é a seguinte: quanto maior o investimento na hora da compra, maior o custo/benefício, porque a máquina vai durar muito mais.

Algumas coisas são parecidas entre os desktops e os notebooks:

Os processadores seguem a mesma lógica, um Celeron que está na base da pirâmide atende a quem pretende usar o pacote Office e a Internet, por exemplo; também dá pra assistir vídeos da WEB e DVDs.
Mas não dá pra manipular vídeos e fazer edições.
Nesse caso, para aplicações mais pesadas, a opção ainda são os Core 2 Duo, já que os processadores Core i7 ainda não chegaram para os notebooks aqui no Brasil, mas devem chegar ainda este ano.

Memória RAM é essencial, no mínimo 2 Giga, mas o ideal especialmente nos notebooks é que você invista em pelo menos 3 Gb.

Placas de vídeo: também vale a mesma relação que nos desktops: boa parte dos notes vem com placas simples, suficientes para exibição de vídeos, por exemplo, mas fracas para muitos games.
Então também aqui pergunte se a placa é independente, geralmente mais caras e mais poderosas, ou se ela é on board, mais barata e mais limitada.
É bom lembrar que mesmo para notebooks já há placas de vídeo com superdesempenho, que conseguem exibir até imagens em Full HD.

Placa de rede faz toda a diferença na vida do notebook:
a maior parte das redes sem fio hoje em dia opera no padrão chamado 802.11g, mas já existe um novo padrão chamado 802.11N, mais rápido e de mais longo alcance.
Então, se você vai comprar uma máquina nova, talvez valha a pena investir numa que ofereça o padrão N, já pronta para a nova geração de comunicação sem fio.

Detalhe que quase sempre passa despercebido mas é fundamental:
nos notebooks as caixas de áudio são embutidas; então elas precisam ser boas porque não poderão ser substituídas; e nada mais frustrante que aquele sonzinho fraco na hora de assistir a um vídeo ou ouvir uma música. E saiba que o som varia muito de marca para marca.
Então não tem jeito: o melhor é testar na hora de comprar.

Outro item importante que também não dá pra trocar: o teclado.
Portanto, compare. Tem muito teclado duro ou pouco preciso no mercado e esse pode ser um item de grande dor de cabeça.

Dá pra dizer que no caso dos notebooks, a marca tem um peso maior que nos desktops.
Mas não se engane: nem sempre a marca mais cara é a melhor e mais adequada pra você.
O jeito mesmo é experimentar e comparar.

Fique de olho em todas as configurações e faça uma boa escolha.

0 comentários:

Postar um comentário