quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O que fazer se seu celular for roubado

A primeira coisa a fazer se seu celular for roubado é ligar para o Call Center da operadora e pedir o bloqueio da linha e também o bloqueio do telefone.

Sim, estas duas coisas são diferentes!

Todo aparelho GSM tem um código, chamado IMEI, que é único para cada produto. Ao informar este código para a atendente, a operadora pode bloquear e inutilizar o aparelho para sempre, evitando que os ladrões utilizem ou revendam o produto furtado. Ele não poderá ser utilizado mesmo com outro chip e nem em outra operadora.

Normalmente, a operadora não menciona que este bloqueio pode ser feito quando se liga para bloquear a linha.
Por razões óbvias, porque o ladrão ou quem comprar o aparelho roubado pode tornar-se um novo cliente.

Para realizar o bloqueio do aparelho, é necessário fazer um boletim de ocorrência.
No caso de furto, é possível fazer o boletim online, mesmo. Para isso, clique no link Boletim de Ocorrência Eletrônico na seção Não deixe de conhecer, neste blog.

Aí, é preciso enviar uma cópia por fax para a operadora, junto com o número IMEI do aparelho. Ele pode ser encontrado na caixa e também na nota fiscal do produto. Caso você não tenha nenhum dos 2, faça o seguinte: digite agora *#06# em seu celular e anote o número IMEI em algum lugar seguro para poder resgatá-lo depois.

Se o IMEI fosse vinculado à sua linha telefônica, no momento que você cancelasse, automaticamente já bloquearia o celular pelo IMEI também. Seria uma forma de dificultar o trabalho dos ladrões.

Um acordo entre o Ministério da Justiça, a Anatel e as operadoras de celular pode facilitar este processo. A idéia é unificar o cadastro de números IMEI e transformar este processo em algo mais fácil para o usuário. Será que os roubos de aparelhos celulares estão com os dias contados?

Extraído do site Olhar Digital (http://olhardigital.uol.com.br)

1 comentários:

jader resende disse...

Muito boa postagem, tirei uma copia pra meu arquivo pessoa.
Obrigado

Postar um comentário