quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Remédio popular e infalível contra queimaduras

Recebi um e-mail que fala sobre uma dica revolucionária para queimaduras:

"Quando acontecerem queimaduras, grandes ou pequenas, o primeiro de tudo é: colocar a parte afetada embaixo da torneira com água corrente fria até diminuir o calor e o ardor da queimadura.

Depois passe por cima, em toda a extensão da ferida, uma capa de CLARA DE OVO. Se a mão estiver queimada, por exemplo, enquanto se coloca clara por cima da pele vai formando uma película.
Aquilo é COLÁGENO NATURAL.

Pouco depois já não se sente mais dor. No dia seguinte, apenas há uma pequena marca avermelhada onde antes estava a queimadura e depois de 10 dias já não há mais vestígios."

Enviado por José Arnaldo C. Campelo em 15/02/2010.

Ao pesquisar na Web, encontrei a seguinte recomendação, de dermatologistas:

"Recomenda-se sempre que o paciente procure um serviço de pronto atendimento, para avaliação médica. Nesse atendimento, após avaliação da profundidade e da extensão da queimadura, procede-se à limpeza, com remoção de toda a pele morta. Após a limpeza, faz-se a aplicação da pomada de sulfadiazina, com confecção de curativo.

Algumas recomendações importantes:

• Utilize apenas água corrente, no tratamento imediato. Nunca aplique gelo, óleo, pasta de dente, clara de ovo. Esses agentes podem irritar ainda mais os tecidos expostos.

• Se houver roupa grudada na região da queimadura, não remova! Apenas corte a mesma ao redor da lesão.

• Nunca fure as bolhas!

• Em casos de dúvida, sempre procure o hospital. Quanto mais tardio for o início do tratamento, pior. Queimaduras na face, genitália, mãos e pés são sempre consideradas graves, devendo ser procurado atendimento hospitalar imediatamente.

• Mantenha os números de emergência próximos e ensine às crianças como discá-los."


Essa informação seria suficiente para classificar esse e-mail como mais uma Mentira da Web.

Entretanto, nas pesquisas encontrei também vários depoimentos de pessoas que garantem ter utilizado a clara de ovo logo após a ocorrência da queimadura nas mãos (alguns utilizaram água em abundância antes) e que dizem ter tido um alívio imediato das dores e uma recuperação da pele em poucos dias, sem que ficassem cicatrizes.

Por isso, tudo leva a acreditar que a clara de ovo é boa mesmo, mas para queimaduras caseiras, daquelas ocorridas geralmente com derramamento de líquidos quentes sobre a pele.
Pode até ser utilizada para queimaduras por exposição excessiva ao sol ou nos casos de queimadura com suco de limão.
Os relatos são muitos e nenhum deles aponta contra-indicações ou consequências ruins.

Em casos mais graves, porém, é sempre bom procurar por atendimento médico.

2 comentários:

Aliz disse...

Eu acredito mais nas curas alternativas do que nessas drogas vendidas em farmácia. Não convém aos médicos e à indústria farmacêutica, bem como a seus aliados, dar força aos remédios naturais, afinal, custam barato ou, as vezes, nem custam nada. E como explicar sua eficácia, além de tudo? Eles se sentem ofendidos. Só sei que quando fico doente ou com algum problema mais sério, tanto físico quanto emocional, não penso duas vezes: recorro aos matos da vida, aos curandeiros e também aos meus eternamente sagrados Florais de Bach.

Beijinhos

Anônimo disse...

É possivel que tenha um efeito prático sim Bruno, eu particularmente nunca usei, mas os relatos deste procedimento são muitos e todos com resultados satisfatórios, muito embora na ealidade eu nunca enha ouvido que teve um efeito contrpario pela utilização desta terapia eu acredito que existem situações e situações, e cada caso é um caso, mas em se tratando de queimadura doméstica eu nã vejo por que isto afetaria em algo negativamente!

Postar um comentário