terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Proteção de tela e desfragmentador de disco

Conforme vamos gravando e alterando arquivos no computador, os dados vão ficando cada vez mais fragmentados.

É fácil de entender: você grava o arquivo A; quando grava o arquivo B, ele é gravado logo depois (na sequência) do arquivo A; se você incluir uma linha no aquivo A, esse novo fragmento de A será gravado depois de B.

Da próxima vez que precisar ler o arquivo A, o sistema operacional do seu computador vai procurar o seu início, recuperar o bloco principal e vai descobrir que há um fragmento gravado depois de B e vai recuperá-lo também, passando a tratar todo o arquivo, de modo que você não perceba todo esse trabalho.

Agora imagine esse arquivo A sendo alterado várias vezes ao dia... enquanto novos arquivos vão sendo criados... depois de um certo tempo o número de fragmentos será enorme e o trabalho para recuperar o arquivo cada vez será maior. Dessa forma, a performance do seu computador estará mais comprometida a cada dia.

Por isso, é necessário que, de tempos em tempos, seja feita a desfragmentação do seu disco rígido (HD).

Desfragmentar é reunir todos os segmentos de cada arquivo e gravá-los na sequência certa.

Pensando nisso, a empresa Auslogics desenvolveu um programa que é descanso de tela e que ao mesmo tempo organiza as informações no HD sempre que o seu computador estiver ocioso.

Primeiro, clique aqui e depois clique no link para baixar e salvar o programa Auslogics Disk Defrag Screen Saver, que é gratuito para uso doméstico. Ao executá-lo, o menu de proteção de tela é aberto. Aí, você configura o tempo ocioso necessário para que o desfragmentador entre em ação, e escolhe ainda qual drive gostaria de desfragmentar.

Pronto! Ao atingir o tempo definido, o desfragmentador será inicializado automaticamente.
Dessa forma, o seu HD ficará sempre organizado e as informações serão encontradas mais facilmente.

Dica extraída do site Olhar Digital (http://olhardigital.uol.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário