segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O golpe é velho mas ainda faz vítimas

Vejam o e-mail que recebi ontem:

"URGENTE PARA TODOS!

Amigos, ontem ao entardecer, recebi uma ligação a cobrar...
A pessoa identificou-se como sendo da Telefônica dizendo que meu telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar.
Estranhei a ligação e disse-lhe que a Telefônica não liga a cobrar; mas ela insistiu para que eu discasse:

*21*0211581172839#

Não disquei e falei pelo 190 com a Polícia.
O policial disse-me que esta é uma ligação do Comando Vermelho, das penitenciárias do Rio de Janeiro e que este número, se acionado, é mais que um clone, é uma extensão de seu telefone.
A partir daí, eles ouvem tudo o que você fala e se for interessante para eles, começam a ameaçar.
Isto é sério e extremamente perigoso.

Avisem a todos os seus familiares, amigos, principalmente os mais idosos, empregadas, adolescentes, enfim, aqueles que, sem maiores preocupações, possam cair nessa conversa.

O próprio policial pediu-me para divulgar. Inclusive, se conhecesse alguém da imprensa, pedir para que eles também divulgassem, pois, infelizmente, o golpe já está fazendo vítimas em várias localidades.

Não deixe de repassar esta mensagem.

U R G E N T E!!! MAIS UM AVISO:
NÃO ATENDER LIGAÇÃO NO CELULAR DESTE NÚMERO:

(11) 9965.0000

TODOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO ATENDENDO, ESTÃO SENDO CLONADOS.
SEJA SOLIDÁRIO E REPASSE ESTA MENSAGEM."

Recebido de Norma Shalom em 21/02/2010.

Então vejamos o que é verdade e o que é mentira neste e-mail:

A primeira parte se refere a uma ligação que solicita a digitação do número *21*0211581172839#:
Se isso ocorrer num telefone da prestadora de serviços Telefonica, você estará utilizando um serviço chamado Siga-me, disponibilizado pela operadora. Para utilizar o Siga-me, basta digitar *21* seguido pelo número do telefone para onde deseja-se direcionar as chamadas recebidas no seu telefone, caso ele não seja atendido.
Então, não se trata de clonagem, mas de um pedido claro de redirecionamento de ligações.
Digitando *21*0211581172839# a vítima estará direcionando as ligações recebidas no seu telefone para o telefone (15) 8117-2839. E aí surge mais um grande problema! Se a sua linha telefônica estiver habilitada para receber ligações a cobrar - o que acontece com a maioria das linhas - o fraudador poderá utilizá-la para realizar ligações.
Com o serviço Siga-me habilitado na linha telefônica de várias vítimas, o único trabalho do fraudador é ligar para elas na tentativa de ser redirecionado para o telefone destino.
Portanto, nunca atenda a esse tipo de pedido, realmente é um golpe (leia mais sobre esse golpe clicando aqui)!

A segunda parte se refere às chamadas originadas do número (11) 9965.0000:
É mais uma mentira da Internet, esse número pertence (ou pelo menos pertencia) à empresa Vivo, como você pode conferir, lendo este artigo no site QuatroCantos.com.

Leia ainda neste blog:

3 comentários:

Anônimo disse...

Aê meu, vocÊ está sujando meu golpe, agente se roubar com arma é crime, se roubar no telefone tb é crime, daki a poco vcs vão querer que nóis no roube mais...

Anônimo disse...

Para anônimo,
Quero ser presidente por um dia!! Os presidios e as cadeias não serão mais necessários!! Entendeu....

Anônimo disse...

o que eu acho mais interessante nisso tudo é,como vc relatou que o próprio policial pediu que VOCÊ divulgasse o golpe ao invés de tomar providências junto a secretaria de segurança para coibir essa ação. ou seja os bandidos criam um golpe e a população que se vire para se resguardar e as autoridades ficam só no papel de "orientação". por que não agem bloquenado totalmente o sinal de celulares dentro de presídios? qual será o interesse? ou quanto é a comissão disso para eles? ficam as perguntas...

Postar um comentário