segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O significado de ratimbum

Recebi hoje de uma amiga o seguinte e-mail:

"O significado de Ratimbum

RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos pérsias na Idade Média.
Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.
Por muito tempo cantamos inocentemente um "parabéns" pra alguém que está aniversariando.
Mas até aqui tudo bem. O que muitos não sabem é que depois da música vem um tal de ratimbum (isso significa: eu amaldiçoo você) e muitos não sabem, mas os demônios se divertem em muitas festas até cristãs.
Esse ratimbum é pronunciado até para os pastores e devemos tomar cuidado porque é essa mesma a finalidade do maligno.
Muitos não sabem porque acontecem tantas coisas misteriosas depois de uma simples festa de aniversário.
Deixo aqui o meu alerta a todos os que lêem essa mensagem porque a obra do maligno é essa: festejar a ruína do homem.
Existiu até certo tempo um programa infantil numa determinada emissora de TV (castelo ratimbum) que significa "castelo da maldição". Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoa-lá?
Irmãos tomemos muito cuidado.
Passem isso adiante. Que Deus nos guarde!
Detalhe que depois de dizer ratimbum, se pronuncia o nome do aniversariante várias vezes...
Vamos nos atentar para isso irmãos."

Bem, como sempre, pesquisei a respeito... e vamos às conclusões:

Há na Web realmente várias referências a antigos rituais dos Druidas Celtas, que pronunciavam a palavra ao contrário para evocar espíritos do mal. Mas esses textos parecem ter a mesma origem, todos são semelhantes e nenhum deles cita a fonte da informação.
A grande maioria dos artigos encontrados são escritos por evangélicos e o próprio e-mail acima parece ter sido escrito por um, em razão de alguns termos empregados - "pastores", "maligno", "irmãos", "Deus nos guarde!".

Por outro lado, vários dicionários brasileiros dizem que essa palavra é uma onomatopeia que imita o som de uma bandinha de percussão. Na abertura ou final de uma apresentação (isso antigamente) a banda tocava um ”TARÁRÁ – TIM – BUM”, convencionou-se usar essa expressão na hora do parabéns pra você, sugerindo que um novo ano se inicia para a pessoa em questão. Com o tempo a palavra “TARÁRÁ – TIM – BUM” foi adaptada (por ser muito grande) para o termo “RATIMBUM” que é de pronúncia mais fácil.

Dito isso, em vez de explicar aqui porque essas afirmações de "palavra maligna" não passam de um equívoco, vou-lhes indicar a leitura de um artigo que encontrei num blog (clique aqui para ler) e que felizmente também é de um evangélico e pessoa bem esclarecida por sinal - dessa forma ninguém vai dizer que eu estou discriminando ninguém.

O que mais me assusta é o número de depoimentos que li nessas pesquisas, de pessoas dizendo que "jamais vão cantar Parabéns pra você como antes", que "nunca mais cantarão o Ra-tim-bum, amaldiçoando o aniversariante" e que "a partir de agora vão passar a avisar a todos para que isso não mais se repita nas festas de aniversário".

Pior que isso, só mesmo a história - contada no próprio blog que indiquei - da igreja que determinou aos fiéis que trocassem o parabéns por vembens.
A explicação: parabéns está "profetizando" parar os bens para a pessoa e isso é ruim... que então venham os bens...

Meu Deus, quanta bobagem! Onde vamos parar? É incrível como essas lendas urbanas chegam a tomar proporções absurdas!

2 comentários:

Aliz disse...

Caraaaaaaamba!
Li o seu blog ontem, ainda não tinha visto esse post aqui. Muito legal!
Confesso que caí na risada. O tema e o seu texto estão hilários! Mas quando paro pra pensar em como ainda tem gente se apegando a coisinhas pequenas, e ainda se esforçando para propagá-las, me dá vontade de chorar.
Eu sempre penso que uma das coisas mais perigosas na vida do ser humano é o ceticismo. Não acreditar em nada é muito triste e limita demais a pessoa, em todos os sentidos. Mas isso também não quer dizer que não devemos usar o senso crítico na hora de filtrar as coisas nas quais acreditamos. Pôxa! É só ter um pouco de bom senso e também de segurança interior. Como uma simples palavra pode determinar nosso fracasso? E a intenção por trás de tudo? E a força dessa energia que emana das coisas boas, dos bons pensamentos e das boas ações, não valem nada? Tem gente que crê mais no diabo do que em Deus, isso sim.
Vou parando por aqui, senão enveredo para o meu lado místico, e esse fala mais do que o teclado...rs.
Adorei o post, a sua investigação foi ótima (como sempre) e você realmente nos presta um grande serviço no Web Nota 10.
Obrigada, amigo!
Beijos

Anônimo disse...

Não sou evangélico e não acredito na palavra de nenhum ser humano,por mais idôneo que seja.Mas não posso deixar de manifestar a minha opinião a respeito de tudo isso que se fala sobre doutrinas que tentam de todas as formas,destruir a raça humana,tanto na vida social quanto na vida espiritual. Tudo que se faz na terra é para a destruição da humanidade e tudo de bom e proveitoso realizado por ela no decorrer dos séculos.Existe sim uma ordem mundial tentando escravisar as pessoas e o pior é que toda vez que aparece alguém capaz de mostrar isso ao mundo,tem sempre um que se apresenta para desmenti-lo e chama-lo de tolo radical.Se é assim,por que se incomodar?Deixe-o ser tolo!

Postar um comentário