domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dengue: Vamos à luta!

Pessoal, a dengue está aumentando e matando!

Por isso, peço a quem tiver disponibilidade, que faça sair do papel estas informações, que sejam levadas à população, às entidades, associações de moradores, ONGs, pastorais da saúde, escolas, igrejas evangélicas, católicas, postos de saúde.

Tenho ido onde estão coletando sangue para exame de dengue e distribuido. Muitos relatam que famílias inteiras estão com dengue, isto é, não se protegem.

A receita com cravo é barata (clique aqui para ver postagem Repelente caseiro contra mosquitos), fácil de fazer. E tem mais estas:

Chá de cravo:
Fácil, simples e barato!
Basta fazer um chá (ferver um pouco de cravo na água) e colocar num borrifador.
A casa toda pode ser borrifada, espantas moscas, formigas, insetos em geral a até lagartixas, e não é tóxico para as pessoas e animais.
Espanta até os gatos da vizinhança que vêm urinar no nosso quintal, experimente!

Óleo de citronela para o corpo:

Misture uma parte de óleo essencial de citronela (de boa procedência) com duas partes de óleo de amêndoa, uva ou camomila. Para bebês, a mistura pode ser mais diluída, feita com uma parte de óleo essencial para três de óleo-base.


Dentro de casa:

Para ambientes com até 16 metros quadrados, pingue três gotas do óleo essencial de citronela na água de um difusor (peça de cerâmica encontrada em farmácias homeopáticas e casas especializadas em aromaterapia).

Se necessário, renove a água com essência a cada cinco horas. A aromaterapeuta Maria Mizrahi recomenda ligar o aparelho duas ou três horas antes da utilização do ambiente, pois o aroma é cítrico e pode irritar as vias respiratórias ou causar sensação desagradável.


E-mail recebido de Ioshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica, bancária aposentada, administradora de empresas e pesquisadora voluntária de alternativas no combate à dengue (nobukunister@gmail.com).


NOTA DO BLOG: Embora o e-mail refira-se às lagartixas, saiba que não é interessante afastar esses insetos!

Refiro-me às lagartixas domésticas, de coloração terrosa e acinzentada.

Elas são um pequeno réptil urbano, famosas por se esconder em frestas de portas e correr rapidamente pela parede e acabam causando repulsa em muita gente mas são, na verdade, um excelente bicho de estimação.

Isso porque têm grande contribuição ao ser humano, já que comem insetos, aranhas, centopéias e escorpiões.

São extremamente higiênicas, dificilmente habitam lugares sujos, por isso mesmo, não transmitem nenhum tipo de doença ao homem.

0 comentários:

Postar um comentário