sábado, 20 de fevereiro de 2010

Melhorando o sinal da sua rede sem fio

Você tem uma rede sem fio na sua casa e o sinal não é dos melhores?

Muitos já passaram por problemas assim: há pontos onde o sinal é muito fraco e às vezes some e outros onde o sinal é ótimo. E nem sempre a relação está na distância entre o roteador e o computador.

Bem, eu sou um exemplo de quem já apanhou muito com isso. Por isso, aqui vão algumas dicas pra tentar melhorar o sinal (algumas delas foram extraídas do Olhar Digital (http://olhardigital.uol.com.br) e outras aprendi pela própria experiência).

A primeira coisa a fazer é rever o local do roteador: ele deve estar posicionado num lugar central, sem grandes obstruções entre ele e os computadores; nada de paredes ou objetos metálicos muito densos. Paredes de tamanho normal não costumam ser um problema grave.

Se usar um computador desktop no mesmo quarto do roteador, faça a conexão via cabo, mesmo que ele disponha de acesso à rede sem fio.

Um fato interessante: móveis de madeira podem interferir muitas vezes mais que as paredes. Se o roteador estiver num quarto, onde houver duas paredes com guarda-roupas embutidos, por exemplo, o sinal emitido será muitas vezes comprometido. Se não houver condições de mudar o ponto onde está ligado o roteador, utilize uma antena com cabo extensor, facilmente encontrada nas lojas de equipamentos de informática. Dessa forma, o roteador continua no mesmo local, mas a antena pode ficar num outro quarto ou num corredor. Além disso, o sinal emitido pelas antenas desse tipo é mais forte que o sinal da antena original do roteador.

Outra coisa: se o computador estiver com um adaptador USB para rede sem fio, saiba que eles têm menor alcance porque usam antenas miniaturizadas. Para se ter uma idéia, em notebooks que tem wireless interno é usado um par de antenas que ocupa toda a parte inferior do teclado ou toda a parte traseira da tela.
Nesses casos então, se for um desktop, instale uma placa interna para acesso à rede, que tem uma antena bem mais potente; se for um notebook, utilize um cartão PCMCIA que tem um sinal bem melhor que adaptadores USB.

Se ainda assim tiver problemas, tente mudar o canal padrão, que vem de fábrica. É que muitos outros aparelhos na sua casa, como o telefone sem fio por exemplo, podem utilizar a mesma freqüência de 2,4 GHz, e provavelmente o mesmo canal, que em grande parte dos produtos é o de número 6.
Para isso, clique aqui e baixe este programa, o NetStumbler, que consegue alterar o canal de utilização do seu roteador WiFi. Isso fará com que ele não brigue, em termos de frequência, com outros aparelhos ao redor.

E uma última dica é manter os firmwares e drivers sempre em dia. Para isso, a sugestão é utilizar o software RadarSync (clique aqui para baixá-lo), que faz a atualização automática de todos os drivers do seu computador de uma só vez.

Se nada disso funcionar, mude o roteador de quarto.
Se o sinal continuar fraco, troque de roteador, pois ainda pode estar havendo algum tipo de incompatibilidade entre ele e os outros equipamentos.

Se nada disso funcionar, mude de casa!
Provavelmente, ela foi construída em cima de um cemitério indígena!

0 comentários:

Postar um comentário