segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Récorde ou recorde ? Como e quando usar.

A leitura dos jornais frequentemente dá ensejo a comentários sobre o uso das estruturas gramaticais. Numa linguagem que se aproxima da fala, mas que procura manter o padrão culto da língua, tudo pode acontecer..

Tomemos um exemplo, extraído de uma publicação de São Paulo: "A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo começou bem o ano de 2005. Atingiu o número recorde de assinaturas em relação ao ano passado".

Em que reside a estranheza do trecho? Ora, o "número recorde" é o maior número já atingido até o momento. Que quer dizer, então, o redator com "número recorde (...) em relação ao ano passado"? Ou o número é superior ao do ano anterior (estabelece-se, assim, uma relação entre os números de dois anos subsequentes), ou o número é recorde e, portanto, supera o de todos os anos anteriores, não apenas o do ano imediatamente anterior.

Temos, assim, duas possibilidades de redigir esse texto: "A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo começou bem o ano de 2005. Atingiu número recorde de assinaturas" ou "A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo começou bem o ano de 2005. Atingiu número de assinaturas superior ao do ano passado". A construção mais adequada será a que contiver a informação correta, coisa que, apenas com a leitura desse fragmento, não temos como saber.

Curiosamente, na mesma página da publicação, lemos outro fragmento em que se emprega o termo "recorde". Observe a diferença: "O Metrô de São Paulo fechou as contas de 2004 registrando R$ 40 milhões em receita 'não-tarifária' --que não vem da bilheteria, como publicidade e aluguel de espaços promocionais. O valor é recorde e representa 5% do total da arrecadação da empresa". Agora a palavra foi corretamente empregada, ou seja, o valor foi o maior já registrado.

Não é demais relembrar a correta pronúncia desse termo. Embora comumente pronunciada como proparoxítona ("récorde"), a palavra é uma paroxítona, isto é, a sua sílaba tônica (mais forte) é "-cor-". E a oscilação de pronúncia não pára por aí. Basta lembrar o nome de conhecida emissora de TV de São Paulo: a TV Record (lê-se "recór"), cuja pronúncia é francesa.

Na verdade, a palavra tem origem latina (do mesmo radical de "recordar", "concordar", "cordial", "cardíaco" etc.) e é pelo francês que chega ao inglês para, finalmente, desembocar no português. "Cor" (lê-se "cór"), em latim, quer dizer "coração". Daí "concordar" significar "pôr os corações juntos" e "discordar" significar "separar os corações". Um abraço "cordial" é um abraço "de coração", uma parada "cardíaca" é uma parada "do coração". Saber uma lição "de cor" é sabê-la de memória.

Por quê? Porque se acreditava, no passado, que a memória residisse no coração. E que tem isso tudo que ver com "recorde"? "Recorde" é a melhor marca atingida por um atleta em uma atividade esportiva; é, portanto, uma marca "memorável" ou inesquecível. Daí "recorde".

Como se vê, o sentido da palavra ampliou-se figurativamente. Seu emprego tem claro valor enfático.

Por Thaís Nicoleti de Camargo, extraído da Folha de S. Paulo, 7/1/2005.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por quê os jornalistas da Globo pronunciam "récorde"?

Anônimo disse...

Pelo mesmo motivo que pronunciam Roráima...

Anônimo disse...

Eu sempre soube que o certo é"recorde".Acontece que "A Globo",lança modismo e todos aceitam e propagam.Não acho justo.

EcoTrips disse...

Evitem a Globo. Eles são burros por escolha própria.

Postar um comentário