sábado, 19 de dezembro de 2009

Informações que você precisa antes de comprar uma TV

Já falei sobre esse assunto em 16/09, no artigo "O que levar em conta na hora de comprar uma TV nova".
Mas nessa época, como muita gente volta a pensar nisso, aí vão novas informações:

TVs e computadores são exemplos de produtos que sofrem com a falta de informação do consumidor, porque há várias tecnologias e opções disponíveis. E o pior é que a gente nota que cada vendedor fala uma coisa diferente, ás vezes por má fé e outras também por falta de informação.

TVs de plasma são ligeiramente mais baratas e mais indicadas para a reprodução de filmes porque conservam melhor as cores originais. Mas exigem ambientes com isolamento de luz.
TVs de LCD têm maior flexibilidade de preço porque existem em mais opções e podem ser usadas em ambientes iluminados.
TVs de LED são mais caras, têm imagens com mais brilho e cores mais vivas.

A partir de 2010, todas elas deverão ser fabricadas já com o conversor digital integrado, que serve para sintonizar o sinal digital da TV aberta. Se você já tiver um conversor, não vale a pena comprar uma dessas, porque vai pagar mais por ele.

A resolução HD ou full HD é importante, mas só considere melhor a segunda se a TV tiver 32 polegadas ou mais. Abaixo disso, elas não se diferenciam ao olhar humano. E, mesmo assim, para aproveitar a capacidade do full HD, só tendo um aparelho de Blu-ray ou um vídeogame PlayStation 3. Se você não tem, não vale a pena o full HD porque a TV é mais cara.

Cuidado: TV maior não significa TV melhor!
Considere a distância que você terá entre o sofá e a tela da TV (veja como calcular no link do início dessa matéria).

Importante: Ter TV a cabo não significa necessariamente ter imagem de alta definição. As TVs a cabo oferecem pacotes mais caros para acesso a alguns canais com sinal de alta definição. E isso nada tem a ver com o conversor digital, que dá acesso ao sinal digital dos canais abertos.

Se você tiver intenção de montar uma sala de TV, pesquise os pacotes com TV + home theater ou com TV + Blu-ray que algumas lojas vêm oferecendo e podem ser interessantes.

Mas pesquise muito antes da compra, porque os preços podem variar em até R$ 1.000 num mesmo modelo.

Informações reunidas da seção Vida Útil da Revista Época de 14/12/2009.

0 comentários:

Postar um comentário