quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Maptor: A evolução da bússola

Esse formidável aparelhinho, que se parece com uma lanterna e pode ser carregado no bolso é o MAPTOR, que é, na verdade, um aparelho de GPS com um projetor interno incorporado. Com ele, pode-se projetar a imagem dos mapas em qualquer superfície plana ou até mesmo na palma da mão.

Criado na Coréia do Sul por Jin-Sun Park e Seon-keun Park, é um acessório indispensável para se localizar caminhos desconhecidos. Utiliza a base de dados do Google Maps e uma seta vermelha aponta no mapa projetado o lugar onde a pessoa está.

Os inventores garantem que as imagens são visíveis com muita nitidez mesmo à luz do dia.

Os controles do Maptor são simples mas completos: comando de liga/desliga e uma tecla que comanda as opções de zoom e ampliação geral da tela. Funciona com pilhas e vem com Bluetooth para facilitar o download dos mapas. Detalhe ecológico: a estrutura externa do Maptor é toda feita com plástico biodegradável.

Imagine agora o que será possível em termos de apresentações com o aperfeiçoamento dessa tecnologia. Muito provavelmente, projetaremos nossa apresentação em PowerPoint em qualquer local, sem necessidade de projetores. E quem sabe num futuro próximo, em forma de holograma, como vemos nos filmes de ficção científica?

Pesquisei na web para descobrir qual o preço do aparelho e onde poderia ser comprado.
As informações são poucas, mas tudo indica que o Maptor ainda está na fase de conceito, sem previsão de entrar no mercado.

Veja a seguir o vídeo que demonstra o suposto funcionamento do Maptor:

Enviado por Ernesto Herter em 29/12/2009.

0 comentários:

Postar um comentário