segunda-feira, 26 de outubro de 2009

E-mail denuncia leite fermentado com fezes humanas

Recebi em 22/10 o e-mail abaixo, que fala sobre o Activia da Danone. Leia:

"A verdade sobre o Activia

Para leitura e conhecimento... na prática não precisamos de coisa nenhuma da Danone e de outras do gênero... leiam isto:

Afinal, o que é Activia?

O que são os bacilos DanRegularis?

"Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos."

Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis?

Não, você não está enganado.
São as FEZES HUMANAS..., SIM, SIM E SIM!

Mas o absurdo não para aí...

Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing, renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos.

A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010 e comercializa o organismo nomeando-o de:
Bifidus Digestum (Reino Unido),
Bifidus Regularis (EUA e México),
Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá),
DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis (Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda, Romênia, Rússia e Espanha).

Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis
subsp. animalis, strain DN-173.010.

O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.

Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante?
Isso não seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?

Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing?

A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado.

Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce.

EM OUTRAS PALAVRAS, A TAL DE BEBIDA LÁCTEA TEM FEZES MESMO!

Marília C. Duarte
(Nutricionista)
São Paulo - SP"

Não se sabe há quanto tempo esse e-mail circula e nem se foi em decorrência dessa história, mas em 27/06/2008, a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária já tinha proibido a propaganda do iogurte, conforme você pode ler, clicando aqui.

Entretanto, no site da Danone (http://www.danone.com.br/activia/index.php), aparece um alerta declarando como falsas as informações veiculadas no e-mail, com as respectivas justificativas da empresa.

Diz ainda sobre a inexistência no Conselho Regional de Nutricionistas (clique aqui para ver o esclarecimento do CRN) da pessoa que assina o comunicado.

Ainda encontrei uma outra resposta ao e-mail (veja aqui) de uma tal de Aline Almeida, que diz trabalhar em uma agência de relações públicas, a Ketchum Estratégia (pesquisei e a agência realmente existe), que presta assessoria à Danone.

Como você, que acompanha esse blog regularmente e é uma pessoa bem informada, sabe quanta bobagem circula pela web diariamente e, principalmente pelo fato de que quem assina a mensagem não existe, já dá pra deduzir que trata-se de mais uma mentira da internet.

De qualquer forma, se receber alguma nova informação sobre esse assunto, não deixe de entrar em contato comigo, para que seja publicada neste blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu acho isso uma mentira quem fala isso e doido

Anônimo disse...

precisode um endereço de email da danone onde eu possa fazer uma denuncia de leiteiro

Postar um comentário