Já faz algum tempo que recebi uma mensagem que falava sobre isso (a versão original não era em português e foi traduzida).
Localizei-a nos meus arquivos e reproduzo aqui:
"Comunicado sobre microondas:
Vejam! Para todos nós que usamos microondas.
No canal 2 esta manhã, apresentou-se o Dr. Edward Fujimoto, do Hospital Castle.
Ele é o gerente do Programa de Bem Estar daquele hospital e falou sobre dioxinas e os males que causam.
Ele disse que não deveríamos aquecer alimentos no microondas usando recipientes plásticos. Isto se aplica a alimentos que contenham gordura.
Explicou que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, contamina o alimento com dioxina, que será liberada nas células do nosso corpo. Dioxinas são cancerígenas e altamente tóxicas às células do nosso organismo.
Ele recomenda substituir o plástico por recipientes de vidro, vitrificados ou cerâmica, que produzem o mesmo resultado, sem a dioxina.
Então as embalagens de alimentos congelados, sopas e macarrões instantâneos, etc. devem ser removidas e aquecidos em outros recipientes.
Papel não causa malefícios, mas, como não sabemos sua composição, é mais seguro usar vidro temperado, vitrificado etc.
Lembrou quando restaurantes de comida rápida substituíram embalagens de isopor por papel.
O problema da dioxina foi uma das causas da troca.
Passe a seus familiares e amigos.
Alfredo Viamonte Marin
Físico Médico
IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria
Avenida Salvador Allende s/n
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
CEP:22780-160
Telefone: (21) 9858-5700"
Há outras versões da mensagem que dizem também que "congelar a água em recipientes de plástico também provoca a liberação de dioxina".
A mensagem tem o formato típico de lendas da Internet.
Tudo leva a crer que é mais uma obra de desocupados.
Lá você encontra vários links para páginas que falam sobre dioxinas, plástico e microondas e pode constatar que as investigações levaram à seguinte conclusão:
É verdade que algumas dioxinas são substâncias cancerígenas, mas não existe comprovação científica de que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, contamina o alimento com dioxina, que será liberada nas células do nosso corpo.
Apesar disso, o Quatro Cantos recomenda que se use o bom senso:
"Não leve ao microondas alimentos em embalagens plásticas que não tenham sido fabricadas com a finalidade de serem usadas em forno de microondas. Use apenas embalagens que contenham o aviso dizendo que podem ser usadas neles. Em caso de dúvida, use recipientes de cerâmica ou de vidro.
Se você decidir evitar, até mesmo, o uso de recipientes plásticos especialmente fabricados para uso em microondas, lembre-se de que você faz isso por uma questão pessoal ou de desencargo de consciência e não por uma razão científica".
0 comentários:
Postar um comentário