domingo, 4 de outubro de 2009

Tomar banho após as refeições faz mal?

Muita gente já ouviu falar nisso.
Principalmente os mais velhos (melhor dizer os mais experientes) diziam que provocava congestão.
Mas será verdade mesmo? Ou é mais uma lenda urbana?

Pois saiba que... é verdade!
Dependendo da temperatura da água do banho e da quantidade de comida ingerida, o banho pode ter drásticas consequências.
Mas, antes, um detalhe: o termo congestão está errado nessa situação; deve ser entendido como uma desaceleração do processo digestivo.

A explicação:
Depois das refeições a circulação sanguínea se concentra no sistema digestivo, ou seja, grande quantidade de sangue passa a irrigar a região abdominal para auxiliar no processo de digestão dos alimentos.

Se a água do banho estiver muito quente, os vasos sanguíneos superficiais se dilatam para deixar passar calor e esfriar o organismo e parte do sangue, que deveria estar auxiliando no processo digestivo, migra para a pele.

Em consequência o processo de digestão será retardado e o alimento vai permanecer mais tempo no estômago e intestino, podendo sofrer uma fermentação nociva provocada por bactérias.

Por isso é que a probabilidade de um banho depois da refeição fazer mal à saúde é relacionada à temperatura da água (quanto mais quente, pior) e à quantidade de alimentos ingeridos (quanto mais comida, pior).

Mas... porque tem uma outra história que diz que Tomar banho de rio, lago ou mar após as refeições também faz mal?
Se nesse caso a água é fria, então não há problema, certo?
Errado!

Nesse caso a explicação é semelhante: quando nadamos após as refeições, o exercício físico atrai sangue para a musculatura e em quantidade muito maior que no caso anterior.
Ou seja, nadar ou praticar exercícios físicos (vale também para o sexo!) após as refeições pode ser muito mais perigoso que tomar banho de água quente!

Portanto, depois de comer... aquela caminhadinha pra ajudar na digestão não ajuda em nada!
E se precisar de um banho nesse momento, prefira os de água mais fria possível.

Fontes:
http://diariodebiologia.com
http://www.tudoresponde.com.br
http://www.sitedecuriosidades.com

1 comentários:

Anônimo disse...

Esclarecedor!

Postar um comentário