O Google lança uma ferramenta que promete transformar a comunicação na web, o Google Wave.
A proposta é ser uma integração entre o velho e-mail ("velho" porque o Google já diz que ele está com os dias contados), as mensagens instantâneas e as redes sociais.
É também uma plataforma de edição coletiva de documentos.
Um ambiente virtual para reunir pessoas e discutir como foi seu dia, um trabalho de faculdade, comentar uma reunião, a produção de um filme.
Para dar um exemplo prático, imagine que você vai fazer uma festa de aniversário e quer convidar alguns amigos. Se enviar e-mails para eles, vai receber (ou não) uma resposta de cada um deles.
No Google Wave, você cria uma nova wave, ou onda.
Daí arrasta com o mouse cada um dos amigos que quer convidar e cada letra que você digitar aparece para eles em tempo real. Quem estiver on-line pode escrever no mesmo tempo, no mesmo espaço, dando sugestões e comentando.
Abaixo do convite, pode-se criar uma enquete para saber quem confirma a presença, pode-se adicionar um mapa com o local da festa e um vídeo mostrando a festa do ano anterior, por exemplo.
Quem for adicionado à onda depois de algum tempo pode pressionar o botão "playback" para acompanhar tudo o que aconteceu na onda antes de entrar.
Por ser uma ferramenta complexa, o Google Wave ainda está em fase de testes e só têm acesso a ela, por enquanto, os 100 mil convidados no início do mês para entrar na onda.
Se você for um deles, comente esta postagem falando sobre o Wave...
Será que essa onda pega?
Extraído da seção Vida Útil da Revista Época, edição nº 594, de 05/10/2009.
0 comentários:
Postar um comentário