sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Começa no próximo domingo o horário de verão

O Horário de Verão este ano vai começar à meia-noite de sábado, 17 de outubro, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora e deve terminar à meia noite do dia 20 de fevereiro de 2010.

A mudança só atinge ao Distrito Federal e estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Nos estados das regiões Norte e Nordeste o horário não é aplicado porque esses estados estão localizados mais próximos à linha do equador e por isso os dias e noites têm duração igual todo a ano. Assim, a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito.

A partir de 2008, por decreto, o início do horário de verão brasileiro passou a ser sempre no terceiro domingo de outubro e o término sempre no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este coincidir com o carnaval, sendo então o horário prorrogado em uma semana. Antes disso, o início e fim do horário no Brasil eram definidos diferentemente a cada ano.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

As datas de início e término do horário de verão não são determinadas por critérios astronômicos.

Como funciona

O Horário de Verão tem como princípio adaptar nossas atividades diárias à luz do Sol. Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.

No caso do Brasil – atualmente o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão – a economia de energia elétrica não é considerada o fator predominante. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema. Durante os meses do verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, chuveiros, condicionadores de ar, fornos, etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico. Ao se adotar o horário de verão brasileiro ocorre um deslocamento na entrada da iluminação pública (devido à iluminação natural, ainda presente), que passa a não mais coincidir com a chegada das pessoas em casa após o trabalho. Por causa de fatores como este o aumento da demanda se dá de forma mais gradual, o que melhora a segurança do sistema.

Fontes: Wikipédia e Astronomia no Zênite (www.zenite.nu)

1 comentários:

Anônimo disse...

Bruno
Esse negócio de 'horário de verão' foi imposto à população brasileira por algum medríocre, idiota e imbecil, metido a esperto e ganancioso, que alega ter no verão um aumento de consumo de energia coincidindo com a ligação das luzes de rua! Oras, e nos outros meses isto também não acontece? Veja a ilógica do energumino. O que realmente acontece é o seguinte: quando um ser humano viaja e muda o horário biológico, que é esbalecido pelo seu local de origem, ocorre uma drástica alteração no metabolismo deste cidadão, ocasionando problemas de saúde, principalmente gripe, resfriados, problemas respiratórios, pulmonares, sem contar com o psicológico. Porém, o organismo humano se adapta a esta mudança em até quatro ou cinco dias, mas se alastrarmos por mais tempo, aqueles problemas citados se agravam, promovendo um aumento a visitas aos médicos e consumo de remédios, ou seja, quem lucra é a indústria farmacêutica e médica as custas do trouxa do cidadão brasileiro, cuja maioria alega se acostumar com tal situação e não percebe o mal que isto lhe causa. Há a necessidade de se dar um basta nesta imbecilidade e mostrarmos à população o quanto são explorados. Falo isto de cátedra pois, a filha de um amigo de infância formou-se farmacêutica e trabalha para um laboratório na Alemanha. Lá ela é obrigada a desenvolver certos tipos de remédios e, para testá-los, por autorização do Ministério da Saúde, os laboratórios estrangeiros soltam em nosso território certas bactérias para ver a eficácia do remédio. Se der certo, o remédio é largamente produzido e vendido no mundo todo. Se não der certo, foda-se o povo brasileiro! Por isso é que afirmo que 'horário de verão' tem implicância direta com o farmaco, com objetivo único de enriquecimento às custas da saúde do brasileiro!
Ted Holmes.
Abraços

Postar um comentário