quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O valor das frutas na alimentação

Não deixe de ler até o fim, você vai se surpreender:

"Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno.
O único alimento que faz o seu cérebro trabalhar é a glicose.

A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90 a 95 % de água. Isso significa que limpa e alimenta ao mesmo tempo.
O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente os seus nutrientes.

Deve-se comer as frutas sempre com o estômago vazio.
Por que?
A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.
As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde libertam os seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas e começam a fermentar.
Já comeu alguma fruta à sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque não a comeu da maneira adequada. Deve comer-se fruta sempre com o estômago vazio.
A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora de beber. Não deve-se beber suco de lata ou de recipientes de vidro. Por que não? Porque a maioria das vezes o suco foi aquecido no processo pelo qual o recipiente é vedado e a sua estrutura tornou-se ácida.

Quer fazer a mais valiosa compra possível?
Compre uma centrifugadora.
Pode ingerir o suco extraído na centrifugadora como se fosse a fruta, com o estômago vazio.
E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.

O Dr. William Castillo, chefe da clínica de cardiologia Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos protegermos contra doenças do coração.

As frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se torne espesso e obstrua as artérias.
Também fortalecem os vasos capilares, e os vasos capilares fracos quase sempre provocam hemorragias internas e ataques cardíacos.

Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas.
Devíamos adotar este hábito!

Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão.
Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.

Daí o valor de um chá morno depois de uma refeição.
Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda a emagrecer.

Um cardiologista disse que se cada pessoa repassar essas informações a 10 pessoas pode ter a certeza de que salvará pelo menos uma vida."

Gostou dessas informações? Então continue lendo...
Pareceu-me um e-mail bastante interessante para ser divulgado na seção Saúde deste blog.

Mas... foi só pesquisar e a postagem mudou de seção: de Saúde para Mentiras da web!

Explicando:
Encontrei no site da ABANORTE (Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas) um esclarecimento da Dra. Fernanda Michelazzo, Profa. Dra. em Nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e ministrando vários cursos dentro da ’Ciência da Nutrição’, dizendo que este e-mail contém uma série de bobagens, informações descabidas e sem respaldo científico.

Aliás, o título do artigo é "Não devemos comer frutas com o estômago vazio" (clique aqui para ler). A Dra. diz que o artigo deve ter sido formatado por algum médico especialista em Nutrologia (um título que se recebe com estudos de um único fim de semana).

Além de desmentir a informação de que as frutas devem ser comidas com o estômago vazio ela diz que bebidas geladas não solidificam a gordura!

Não deixe de ler!

0 comentários:

Postar um comentário