domingo, 1 de novembro de 2009

Hoje é Dia Mundial Vegano

Ou World Vegan Day, em inglês, comemorado desde 1994, quando a Vegan Society da Inglaterra comemorou 50 anos de tradição.

Mas o que é o veganismo?

Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar a exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.

É importante não confundir veganismo com vegetarianismo ou dieta vegetariana.
Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais, e que luta pela inclusão destes na sociedade.

Veganos excluem da sua dieta carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal, só se vestem com tecidos de origem vegetal ou sintéticos, não utilizam medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais, não visitam circos, rodeios, vaquejadas, touradas ou zoológicos, não caçam, não pescam e boicotam qualquer esporte que envolva animais.

O que lhe parece isso? Que um vegano seja um defensor radical dos direitos dos animais?
Não... ser vegano é atingir um nível de consciência superior que vai muito além dos direitos dos animais irracionais (chamados por eles de "animais não-humanos" ou "seres sencientes").

Você vai entender melhor isso nas próximas postagens da seção Em defesa dos animais desse blog.
Acompanhe...

Informações extraídas da Wikipédia

Não deixe de ler também neste blog:

0 comentários:

Postar um comentário