quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Instalação do componente de segurança Bradesco

Recebi do Bradesco um e-mail sugerindo a instalação do Componente de Segurança Bradesco, com a finalidade de agregar mais segurança às trasações efetuadas por meio do Bradesco Internet Banking.

Leia na íntegra o documento:

"Prezado Cliente,

O Bradesco trabalha continuamente para manter o mais alto nível de segurança em suas transações contábeis. Por isso, disponibilizamos o Componente de Segurança para instalação em seu computador.

Ao utilizar o Componente de Segurança Bradesco, o Cliente agrega mais segurança às transações efetuadas por meio do Bradesco Internet Banking, pois esse dispositivo somente poderá ser acionado pelo cliente.

1. Descrição. O Componente de Segurança é um software acoplado ao seu navegador para ampliar suas funções de segurança, na realização de transações contábeis no CanalBradesco Internet Banking.

2. Finalidade. O Componente de Segurança tem por finalidade atuar na detecção/inibição de softwares maliciosos, a exemplo do vírus cavalo-de-tróia, usados para capturar as informações inseridas por meio do teclado do computador convencional e virtual, durante o acesso ao Bradesco Internet Banking e monitoramento/armazenamento de informações do hardware (dados criptografados não contendo informações pessoais) do cliente utilizado para identificação da origem do acesso.

3. Funcionamento. Com a conclusão da instalação, o Componente de Segurança terá sua ativação inicializada quando da utilização do produto Bradesco Internet Banking, não sendo válido para outros sites. O Componente não elimina as eventuais vulnerabilidades que possam existir nos computadores dos usuários do produto.

4. Instalação/ Atualização. Quando o sistema identificar que o Componente de Segurança não está instalado em seu computador, será enviado um e-mail com um link para download do software.
As atualizações do Componente de Segurança, serão efetuadas após a conclusão da instalação (próximo acesso) caso haja necessidade e, serão executadas automaticamente sem que haja interferência na navegação.

Para efetuar a instalação, clique em Instale já.

Obs: As contas dos Titulares (1º/2º/3º) estarão automaticamente associadas."

Não pode haver nada de errado nisso, já que quanto mais seguro estiver meu computador, melhor, certo?

Errado, porque antes de seguir as recomendações de qualquer e-mail, devemos nos certificar da sua origem.
Como ter certeza de que esse e-mail me foi realmente enviado pelo Bradesco?

Bem, pra mim foi fácil... eu nunca fui e nem pretendo ser correntista desse banco!!!
Logo, só pode tratar-se de mais um golpe!

E ao verificar o nome do remetente, notei que é infoemail@bradesco.info.com.br, mas o respectivo endereço de e-mail é guilhermepimentel@terra.com.br.

Mesmo supondo que eu fosse cliente do banco, jamais clicaria no link Instale já que existe na mensagem, por dois motivos:
a) Instituições bancárias não enviam e-mails com essas finalidades; normalmente, quando solicitam instalação de algum programa, o fazem através do próprio Netbanking;
b) Nunca se deve confiar em links enviados por e-mail quando não se tem certeza de que o remetente é realmente quem a mensagem diz que é;
c) Quando temos certeza de quem é o remetente, devemos posicionar o ponteiro do mouse sobre o link, sem clicar e verificar o destino do link no rodapé do navegador; faça isso no link acima (não clique!!!) e note que o endereço de destino é www.protecaomoduloextra.com/module.php?code=..., ou seja, nada tem a ver com o Bradesco!

Concluindo: se você clicasse (ou se eu tivesse clicado) no link, teria muito provavelmente instalado no computador um programa espião que, no próximo acesso ao Bradesco Internet Banking enviaria a alguém todos os seus dados, inclusive senhas.

Leia ainda neste blog:

1 comentários:

Anônimo disse...

Valeu a dica cumpadre!

Ainda bem que você está atento ai Bruno, a gente sempre entra em roubadas mesmo!

Abs.

Manoel Ferreira

Postar um comentário