SE VOCÊ USA SERVIÇOS DE BANCO PELA INTERNET, CUIDE-SE COM ESTAS ATITUDES POSITIVAS E SIMPLES.
Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet (Home Banking), siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:
1 - Minimize a página.
Se o teclado virtual for minimizado também, está correto.
Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata!
Não tecle nada.
2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez.
Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada.
Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal.
Sites piratas não tem como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.
3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado.
Além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.
Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.
Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.
Além disso:
a) Nunca responda a questionários enviados por e-mail solicitando informações pessoais e bancárias;
b) Nunca clique em links de e-mails que direcionam para sites bancários;
c) Evite realizar transações bancárias pela Internet em computadores desconhecidos, principalmente os de uso público (lan-houses, bibliotecas, clubes);
d) Mantenha sempre um bom programa anti-vírus instalado e atualizado no computador que utiliza para acesso aos sites dos bancos; utilize também programas específicos que procurem por espiões e programas mal intencionados (spywares e malwares);
e) Durante a navegação no site do banco, se ocorrer qualquer tipo de mensagem duvidosa ou diferente do padrão, não prossiga e entre em contato por telefone com sua agência bancária.
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