sexta-feira, 26 de junho de 2009

EXTRA: A morte de Michael Jackson e o nosso computador

A curiosidade em torno da morte de Michael Jackson, ocorrida ontem se tornou um alvo fácil para hackers mal-intencionados.

Especialistas alertam para o perigo de e-mails que prometem fotos e vídeos inéditos do ídolo pop, que podem contem malwares (sotwares destinados a se infiltrar no seu computador de forma ilícita, com a intenção de causar algum dano ou roubo de informação) e infectar o computador do usuário.

Segundo o site The Register, a empresa de segurança Sophos detectou um e-mail de spam poucas horas após a notícia da morte que supostamente oferecia mais informações sobre o ocorrido.
A mensagem não contém links, mas o simples ato de responder ao e-mail dá aos hackers o controle sobre a conta do usuário, alerta a empresa.

Outros e-mails oferecem links para "vídeos inéditos" no YouTube, noticiou o Register. O usuário que clica no endereço é encaminhado para um site que instala um software malicioso em seu computador.

Portanto, muito cuidado: embora esse risco sempre tenha existido, nessas ocasiões ele se torna maior.

Esteja também sempre alerta com:
E-mails da Receita Federal ou outro órgão do governo;
E-mails com mensagens do tipo "clique aqui e veja as fotos", "lembra de mim?", "estou com saudades de você", etc.;
E-mails de bancos solicitando e recadastramento de seus dados.

Nunca clique nesses links; quando for possível, reporte os e-mails duvidosos ao seu provedor ou ao seu administrador de rede, quando for o caso.

0 comentários:

Postar um comentário