sábado, 2 de janeiro de 2010

A segurança da sua casa nas férias

Alguns cuidados práticos para evitar surpresas desagradáveis ao voltar de viagem

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, quadrilhas organizadas atacam uma residência a cada três dias no Estado.

No Rio de Janeiro, os roubos a casas cresceram 87% no ano.

Se as residências já são alvos vulneráveis em qualquer situação, uma casa vazia se torna ainda mais fácil de ser invadida.
Para evitar que você passe por essa situação, veja algumas dicas de especialistas em segurança patrimonial que podem deixar sua casa mais protegida enquanto você viaja:

01. Não divulgue os detalhes de sua viagem para estranhos. Conhecer o itinerário de suas férias não vai ajudar o bandido ou seu informante, mas saber quando você embarca e quando você retorna, sim.

02. Avise o zelador. Para eventuais emergências, deixe na portaria o número de pelo menos dois conhecidos. E não se esqueça de deixar autorização escrita na portaria para eventuais visitantes.

03. Em viagens longas, peça para um vizinho de confiança ou um parente visitar sua casa. Se você tem um jardim visível da rua, sinais de abandono significam muito para bandidos de prontidão.

04. Cuidado com serviços programados para sua ausência. Se você decidiu aproveitar suas férias para adiantar uma reforma, deixe na portaria uma autorização com o nome da empresa e dos funcionários que farão o serviço.

05. Não deixe nada na portaria. Mesmo que a empresa de segurança do seu condomínio seja confiável, é arriscado deixar a chave do imóvel ou do carro, e até encomendas, com o zelador.

06. Evite acidentes e desperdício: feche o registro de água, luz e gás. E esvazie a geladeira. Numa queda de energia, alimentos podem apodrecer e espalhar mau cheiro pela sua casa e dos seus vizinhos.

07. Desligue a campainha. Gente mal intencionada pode tocá-la só para descobrir se há alguém em casa. Também reforce a segurança das portas e janelas com trancas, mas não deixe nenhum cadeado do lado de fora do portão, por exemplo.


Por Andres Vera, da Revista Época (http://revistaepoca.globo.com/)

0 comentários:

Postar um comentário