sábado, 2 de janeiro de 2010

Mitos sobre a alimentação

Depois da comilança das festas de final de ano, achei interessante transcrever esse artigo de Laura Lopes publicado pela Revista Época (http://revistaepoca.globo.com/) que, embora seja de 18/03/2009, continua atual e oportuno:

Descubra se você sabe se alimentar direito e se está levando a sério algum mito que pode fazer mais mal do que bem à saúde.


Mesmo em tempos de crise, beleza e cuidados com o corpo estão produzindo milhões para donos de academias, clínicas de estética e consultórios médicos, e os mitos sobre alimentação parecem ganhar mais peso na vida das pessoas.


A American Dietetic Association listou seis mitos que já ganharam status de verdade de tanto serem defendidos por leigos. As estratégias de mercado e algumas propagandas também podem contribuir para a dispersão de falsas informações.
Para você não se enganar, esclarecemos as verdades e os mitos que mais insistem em povoar o imaginário popular sobre dietas e hábitos alimentares.

Frutas e verduras frescas são mais saudáveis que as congeladas ou enlatadas.

MITO: Pesquisas científicas demonstraram que alimentos congelados e enlatados são tão nutritivos quanto os frescos. De fato, o licopeno dos tomates é absorvido com maior eficiência pelo organismo quando esses frutos são processados – na forma de molho ou catchup. Milhos e cenouras enlatadas também podem ser opções mais nutritivas.

O peso corporal é um bom indicador de uma dieta saudável.

MITO: Não existe pessoa com a mesma composição corporal que a outra. O peso é só um dos fatores de relação entre a dieta de alguém e sua saúde em geral.

Comer carboidratos provoca o aumento de peso.

VERDADE: As calorias é que fazem com que engordemos. Comer muito carboidrato nos faz ganhar mais peso do que qualquer outra fonte calórica. Uma dieta rica nesse nutriente promove resistência à insulina e consequente acumulação de gordura.

Comer antes de deitar engorda.

MITO: O que importa é o que se come e não quando. As calorias têm o mesmo efeito sobre o corpo em qualquer hora que as consumimos. Há evidência de que fazer as refeições regularmente, principalmente o café-da-manhã, ajuda a reduzir o consumo de gordura e diminui a vontade de comer outros alimentos – como guloseimas.

Comer açúcar causa diabetes.

VERDADE: A falta de insulina ou a resistência a ela causa diabetes. Os alimentos que contêm muito açúcar também têm muitas calorias e comê-los em excesso pode causar aumento de peso. As pesquisas mostram que pessoas obesas ou com sobrepeso correm o risco de desenvolver resistência à insulina, portanto, diabetes do tipo 2.

Fazer uma dieta da moda de vez em quando é uma maneira segura de perder peso rapidamente.

MITO: Muitas dessas dietas são criadas por pessoas que não possuem informação científica e nutricional. Portanto, algumas delas podem ser prejudiciais, principalmente a pessoas com problemas de saúde. Se quiser emagrecer, procure um médico ou um nutricionista.

0 comentários:

Postar um comentário