terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Adeus à taxa de assinatura da conta telefônica

Esse e-mail você provavelmente já recebeu; ou ainda vai receber.
Eu já recebi vários, com formatos diferentes...

Diz o seguinte:

"CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA de R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial)

Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado.
Ligue 0800-619619. FUNCIONA!!!

Digite 1 (um),1 (um),1 (um) . Votar a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo.

O Projeto de Lei é o de n.º 5476, do ano de 2001.

Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não têm interesse e não estão preocupados com isso. Então nós é que temos de correr atrás, afinal quem paga somos nós!

O telefone a ser discado (0800-619619), de segunda a sexta-feira das 8 às 20h) é da Câmara dos Deputados Federal.

Passe para frente esta mensagem para o maior número possível.

LIGUE: 0800-619619. Vamos divulgar.

Entrando em vigor esta lei, você só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que é a assinatura mensal. Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR', na Câmara.

Quantos mais ligarem, maior a chance.
O BRASIL AGRADECE!
Não adianta a gente ficar só reclamando.
Quando podemos, devemos tomar alguma atitude...

Envie uma cópia para TODOS OS SEUS CONTATOS! "

Recebido de José Arnaldo C. Campelo em 30/12/2009.

Pois bem, vamos às considerações:
Embora a informação seja verdadeira, classifiquei-a na seção Mentiras da WEB e explico o motivo:

1) O telefone 0800 mencionado existe mesmo e se você ligar vai ser atendido. É por isso (e só por isso) que a maioria das mensagens diz que "FUNCIONA!"; na verdade, há "pessoas que são contratadas pela câmara para atender ao telefone e, a partir daí, nada acontece. Nada acontece a não ser assegurar o emprego de quem não faz nada a não ser atender telefone para anotar coisas que não servem para nada nem produzem nenhum efeito", como diz o site QuatroCantos.com (clique aqui para ler o artigo e saber sobre o andamento do projeto).

2) Note que o projeto de lei é de 2001 e até hoje nada aconteceu! É claro que nossos deputados e senadores jamais aprovarão um projeto que vá contra os interesses das grandes empresas de telefonia. Ou você é daqueles que acredita que as leis são criadas em benefício da população?

3) Já existem planos oferecidos pelas empresas de telefonia que cobram apenas pelos pulsos utilizados e não mais cobram pela taxa de assinatura; é óbvio que esses planos têm o antigo valor da assinatura embutido no valor do minuto falado e também é óbvio que esses planos foram criados para substituir os planos com assinatura, caso eles deixem de existir por força de aprovação de uma lei como a que se refere a mensagem.

Ainda vale a pena ler esses comentários de um dos colaboradores do QuatroCantos.com.

Conclusão:
A cobrança da taxa de assinatura ainda é legal, mas é verdade que isso pode ser mudado através de uma lei. Mas esperar que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal façam alguma coisa... sinceramente, acho que é perder seu tempo...
Mas... caso façam e aprovem essa lei... você vai ter que aderir a um dos novos planos e vai continuar pagando a taxa embutida nos minutos falados (ou quem sabe até mais).

1 comentários:

Amanda Moura disse...

Essa msg é clássica e as pessoas continuam repassando! Isso é o retrato da educação brasileira, em que pessoas não compreendem o que lêem. Parabéns pelo blog, vai ser muito útil quando eu quiser responder alguém que me mandar essas pérolas! Abs.

Postar um comentário