terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Metrô de São Paulo inaugura a mais moderna estação da América Latina

Metrô inicia operação assistida na estação Sacomã

Viagens monitoradas são realizadas nos horários de menor movimento

O Metrô de São Paulo deu início no domingo, 10, a fase de Operação Assistida na estação Sacomã. A medida permite que a população visite a nova estação com viagens monitoradas no trecho entre as estações Sacomã e Alto do Ipiranga, da Linha 2-Verde. Durante o período, as viagens serão gratuitas no trecho determinado, nos horários de menor movimento (horários de vale), das 10h30 às 15 horas.

O período de monitoria tem o objetivo de verificar o desempenho dos equipamentos e dos empregados numa situação de funcionamento normal. Além disso, visa orientar a população sobre a utilização das novas tecnologias oferecidas. Sacomã terá recursos inéditos em relação às outras estações do Metrô, como as portas de plataforma e os bloqueios com porta de vidro.

Para esclarecer a população sobre como utilizar o sistema e realizar as viagens no período da Operação Assistida, o Metrô promoverá campanha informativa por meio de cartazes, banners e faixas nas estações. As informações serão reforçadas por meio de mensagens sonoras nos trens e estações e os funcionários da Companhia em Alto do Ipiranga e Sacomã também darão orientações aos usuários.

Quando a operação comercial iniciar, o usuário poderá, então, fazer o seu percurso normalmente, embarcando na estação e pagando a tarifa de transporte.

Estação Sacomã

A estação Sacomã fica localizada na rua Greenfeld, entre as ruas Bom Pastor e Lino Coutinho, no bairro do Ipiranga e possui dois acessos aos usuários, ambos situados na Greenfeld, esquina com a rua Agostinho Gomes.

O corpo da estação fica a 18 metros de profundidade, com três níveis principais: nível dos acessos, do mezanino (onde estão localizados o hall de bilheterias, os bloqueios e as salas operacionais) e o nível das plataformas.

A estação também é totalmente acessível às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para isso conta com elevadores no mezanino, plataformas e passarela de acesso ao terminal de ônibus, além de escadas rolantes e pisos táteis direcionais e de alerta, que encaminham as pessoas com deficiência visual aos elevadores, bilheterias, bloqueios e áreas de embarque na plataforma.

Extraído do Portal do Governo do Estado de São Paulo (http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias)

0 comentários:

Postar um comentário