segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Desabafo de um pai - A verdade

Não estarei exagerando se disser que já recebi esse power-point mais de trinta vezes.

Raros são os dias em que ele não aparece de novo.
Se você ainda não o conhece, aqui está a sua oportunidade.

Recebido (pela última vez) de Renzo Capelli em 12/09/2010.
Antes de tudo, volto a lembrar a todos que não quero nem vou defender este ou aquele candidato. Não é esse o meu propósito e nem o desse blog.

O problema é que textos escritos dessa maneira (e eu duvido que tenha sido realmente escrito pelos pais de Mário Kosel Filho), que apelam para o lado emocional para poder manipular a nossa opinião são abomináveis. Têm o objetivo de nos deixar inconformados e nos convencer a repassar para o maior número de pessoas, de forma que o emissor da mensagem atinja seu objetivo, que nesse caso é meramente eleitoral.
Se você tiver um pouco de bom senso, raciocine e pondere, antes de fazer o papel de disseminador de bobagens.

E essa mensagem, com todo seu apelo emocional e manipulatório, não pode ser considerada como verdade absoluta sem que seja levado em consideração o contexto da época.

Se você vivenciou os tempos da ditadura e não tem memória curta (ou pelo menos é uma pessoa bem informada sobre o passado), sabe que o regime matou muito mais gente (e de maneira muito mais cruel) do que os movimentos de resistência, e em sua maioria, jovens e adolescentes idealistas, com uma vida toda pela frente.

Diz a minha colega blogueira Vanessa Lampert:
"...Dilma terrorista, assassina e assaltante (essa última acusação certamente por causa dos assaltos a banco que alguns grupos de resistência fizeram para conseguir dinheiro, já que não podiam trabalhar, pois viviam escondidos para não serem mortos).
Cresci ouvindo que os militares eram os malvados e que os estudantes eram os heróis. Os militares impuseram uma ditadura que cerceou a liberdade da população.
Se você fosse um bom robozinho, sua vida seria feliz, mas se ousasse pensar por conta própria e discordar dos malucos fardados, era taxado de subversivo e já era, colega.
Muitos estudantes se mobilizaram em passeatas contra a repressão.
No entanto, quando a coisa apertou e começaram a ser arrastados para a prisão, torturados, estuprados e mortos, pouca gente teve coragem de assumir posição e participar da resistência.
A ditadura não queria saber se quem estava ali era um bando de adolescentes e jovens civis, eles eram vistos como “terroristas” que tentavam subverter a ordem e que deveriam ser parados a qualquer custo.
E muito além disso: a ditadura também prendeu, torturou e matou muita gente que não tinha nada a ver com o pato.
Não era gente envolvida em luta armada, nem em militância de resistência, mas simplesmente pessoas que ousaram discordar.
Falar contra o governo era correr risco de morte.
Os militares, paranóides, viam subversão em qualquer coisa, em qualquer lugar, como os inquisidores na Idade das Trevas. Essa foi a Idade das Trevas do Brasil..."

Mas, já que o assunto é essa mensagem, clique no link abaixo e por favor, não deixe de ler:

Confesso a vocês que meu voto para presidente ainda não está definido. Mas esse tipo de baixeza (e outras que tenho investigado e publicado neste blog - veja links abaixo) vai acabar me ajudando a decidir.

Principalmente porque - apesar dos mensalões, dólares na cueca e outras falcatruas - eu me lembro muito bem (porque minha memória é boa e talvez melhor que a de muita gente) de como estava esse país há dez ou doze anos... e que Deus nos livre do retrocesso.

Fique esperto, porque as pessoas que têm criado essas mensagens têm grande probabilidade de terem sido simpatizantes - ou até colaboradoras - do regime militar.

Se você é um dos meus amigos que tinha me enviado essa apresentação, acredito que agora vá rever os seus conceitos ou, no mínimo, refletir um pouco. Porém, tem todo o direito de manter sua opinião e inclusive postar aqui seus comentários. Democracia é isso...

Leia também neste blog:

0 comentários:

Postar um comentário