sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Parascavedecatriafobia

A sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
E agosto é mês de cachorro louco!

O número 13 é considerado de má sorte.
Na numerologia o número 12 é considerado símbolo de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio, embora possa ser associado ao 4 que é considerado um número positivo e ligado ao trabalho e à fortuna (1+3 = 4).

A superstição foi relatada em diversas culturas anteriores à era cristã. Para se ter uma idéia, o Código de Hamurabi, criado em 1.700 a.C., contém 282 artigos, mas o de número 13 foi excluído por razões supersticiosas.

Uma das explicações para a superstição é que Jesus Cristo provavelmente foi crucificado numa sexta-feira 13, uma vez que a páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. E havia 13 pessoas à mesa na última ceia.

No cristianismo, é relatado um evento de má sorte em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, torturados e executados por heresia.

Também há outras versões. Uma delas conta que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu de penetra e provocou uma briga, que terminou em morte. Daí a crença de que convidar 13 pessoas para jantar é azar na certa.

Outra versão diz que, quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga, a deusa do amor e da beleza (que deu origem a frigadag, sexta-feira), virou bruxa. Para se vingar, ela passou a se reunir todas as sextas com o demônio e outras 11 bruxas para rogar pragas aos humanos.

O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13.

Para o meu pai, o número 13 sempre foi visto como um dia de sorte. Era devoto de S. Antonio e teve vários eventos felizes nessa data e com esse número. Eu também não sou supersticioso, apenas evito cruzar com gato preto, espelho quebrado e passar debaixo de escada. Toc-toc-toc, Xô, Mangalô, 3 vezes !!!

Para todos os meus amigos e amigas uma feliz sexta-feira 13 e um ótimo final de semana.

Enviado por Silvana Miani em 13/08/2010.

0 comentários:

Postar um comentário