quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Elixir da longevidade

Suco de uva é o elixir da longevidade no Rio Grande do Sul

Mesmo ingerindo uma quantidade razoável de gordura saturada, idosos da região conseguem equilibrar a saúde devido aos antioxidantes e protetores genéticos existentes no suco da fruta.

O importante é ter bom senso. E se o guaraná é a uva do norte, vamos ver como envelhecem as pessoas, no Sul, e que tomam suco de uva todo dia.

Tereza Torri e seu Joaquim Torri, de 81 anos.
São casados há 53 anos e os dois são descendentes de italianos.
Famílias grandes, sustentadas com muito trabalho duro na roça. Joaquim diz que começou a trabalhar aos dez anos, carregando grandes balaios de uvas. A esposa conta que cuidava da casa, da horta e dos animais.

Eles já têm 80 anos de idade, e preparam o almoço: polenta, verduras e salame frito.
Quando perguntados sobre o que os médicos dizem a respeito da alimentação deles a vida inteira, a base da polenta e linguiça frita, Joaquim é radical: “é tanta coisa que eu nem escuto”.

Nos testes, assim como Neves e Iracildes em Maués, Joaquim e Tereza mostraram que estão firmes e fortes. “Depois do 75, você pode tirar do chão quatro quilos, levantar e estender. As frações negativas da gordura saturada que poderia fazer mal para eles, são compensadas com os antioxidantes que têm no suco da uva. A maioria toma suco de uva e toma vinho. Então, eles se encharcam de antioxidantes e protetores genéticos e moleculares”, afirma um especialista.

Será esta a receita de longevidade de Joaquim? Para quem não pode com álcool, nem com açúcar, os pesquisadores tem uma sugestão: suco de uva ligth feito em casa.
“A melhor uva é aquela mais escura, justamente que o preço é bem econômico e que a gente pode encontrar em grande quantidade, principalmente na época da safra”, dia Ivana.

Veja a receita:
1 - Basta ferver a uva - para cada quilo, dois litros de água. O primeiro suco é bem doce.
2 - Reserve a polpa, deixe na geladeira por duas, três horas.
3 - Na segunda fervura, o suco tem só 1% de açúcar e duas vezes mais antioxidantes.
4 - Depois, basta coar.
Ele não tem açúcar, mas o sabor da uva continua.

E você, já escolheu a sua receita de longevidade? A resposta pode estar em suas mãos.

Guacira Merlin Silveira Martins, RS

Enviado por Lucia de Fátima Miranda em 22/08/2010.

0 comentários:

Postar um comentário