sábado, 14 de agosto de 2010

A formiga e o gafanhoto

versão clássica

"Era uma vez, uma formiga que trabalhava duro, de sol a sol, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.

O gafanhoto viu aquilo e pensou: Que idiota!

E passava o tempo todo dando gargalhadas, cantando e dançando. Assim passou todo verão...

Ao chegar o inverno, enquanto a formiga estava aquecida e bem alimentada,o gafanhoto, que não tinha abrigo nem comida, morreu de fome.

MORAL DA HISTÓRIA: Trabalhe duro! Seja previdente e responsável”.


Vejam vocês agora como é apresentada a nova versão dessa mesma estorieta, baseada na atual realidade social e política brasileira, que salta aos olhos através dessa muito bem elaborada metáfora:


versão Brasileira

"Era uma vez, uma formiga que trabalhava duro, no sol escaldante de verão, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.

O gafanhoto pensou: Que idiota!

E passou o verão dando gargalhadas, cantando e dançando como nunca.

Ao chegar o inverno, o gafanhoto, tremendo de frio, armou uma barraca de lona na entrada da toca da formiga e convocou toda a imprensa para uma entrevista e exigiu explicações!

- Por que é permitido à formiga uma toca aquecida e boa alimentação, enquanto os gafanhotos estão expostos ao frio e morrendo de fome?

Todos da imprensa compareceram à entrevista: SBT, BAND, ZERO HORA, JORNAL DO BRASIL, ESTADÃO, REDE GLOBO, CBN e outros.

Tiraram muitas fotos do gafanhoto trêmulo de frio e com sinais de desnutrição! As imagens dramáticas na televisão mostraram um gafanhoto em deplorável condição, sentado num banquinho, debaixo de uma barraca de plástico preto...

E, mais adiante, mostraram a formiga, em sua toca confortável, com uma mesa farta e variada! A TV apresentou um quadro de 15 minutos, mostrando o gafanhoto cambaleante. O povo brasileiro ficou perplexo e chocado com o contraste!

A BBC de Londres, mandou ao Brasil uma equipe para fazer uma reportagem especial a ser distribuída em rede para toda a Europa! A CBS, nos EUA, interrompeu uma entrevista coletiva sobre as ações no Iraque, antes da entrega do Oscar, para mostrar como anda a cidadania dos gafanhotos brasileiros...

A notícia recebeu apoio imediato do governo, com a ressalva de que os recursos devem ser dirigidos ao programa Fome Zero, do governo federal...

O presidente então cogita uma Emenda Constitucional para aumentar os impostos para as formigas e ainda obriga as comunidades a promoverem a integração social dos gafanhotos.

A formiga, multada por supostamente não entregar sua quota de folhas verdes ao Ministério das Folhas e não tendo como pagar todos os impostos e contribuições que foram apurados retroativamente, pede falência!

A Câmara Federal instala uma comissão de inquérito para investigar a falência fraudulenta de inúmeras formigas abastadas.

O Ministério das Folhas nomeia uma comissão de auditores fiscais, suspeitando que as formigas tenham desviado recursos do FF5 (folhas frescas nº 5 do Banco Central) e lavado as folhas.

O gafanhoto decide invadir a toca da formiga e lá acampa!

A formiga pede ajuda da polícia e esta informa que não dispõe de efetivo para atender ocorrências desta natureza, e que também, por orientação do Secretário de Segurança, que deseja evitar confronto com os SEM TOCAS, não pode atuar.

A formiga entra na justiça para obter a reintegração da toca, mas o pedido é negado! O juiz invoca um novo ramo do direito, "O ECONÔMICO“, e sentencia que a formiga não provou a produtividade da Toca!

O Ministério da Reforma Agrária desapropria a Toca da Formiga, por não cumprir sua função social, e a entrega ao friorento e desnutrido gafanhoto...

O Ministério da Justiça, examinando exemplares do Jornal Última Hora, descobre que o gafanhoto foi preso no passado, por promover algumas greves, assaltos e sequestros (crimes políticos)... e conseguiu sua inclusão no grupo dos perseguidos políticos, com direito a indenização federal e pensão vitalícia!

Agora começa novamente o verão. As formigas trabalham e os gafanhotos cantam e dançam..."

Fonte: Internet

0 comentários:

Postar um comentário