terça-feira, 10 de agosto de 2010

Camarão com vitamina C mata

Recebi esta mensagem, que é um alerta para risco de envenenamento por se comer camarão com vitamina C.

Segundo apurei, a mensagem circula no Brasil desde 2003, mas já se tem conhecimento da versão original, em inglês, desde 2001.

Leia:

"Você pode se envenenar acidentalmente com arsênico!
Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como “causa mortis” envenenamento por arsênico. Mas qual foi a origem do arsênico ?

A policia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.

O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor disse: “O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!“

Todos ficaram intrigados, por quê morte acidental? O arsênico ataca os militares americanos que transportam mudas de arroz H Gao. O professor disse: “ O arsênico foi produzido no estômago da vítima”. A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Comer camarão não foi o problema, já que nada aconteceu à sua família que também comeu do mesmo camarão. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão “casca mole” contem alta concentração de compostos de 5-potassio-arsenico.

Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano! Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reação química, o inicialmente não-tóxico 5-potassio-arsenico (como anidrido também conhecido como óxido arsênico, As2 O5 ) se converte no tóxico 3-potassio-arsênico (ADB anidrido arsênico), também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsênico!

O venenoso arsênico faz parte do magma e causa paralisia nos pequenos vasos sangüíneos, “mercapto Jimei” ??, inibindo a atividade do fígado e produzindo a necrose da gordura ataca os lobos hepáticos, coração, rins, produz congestão intestinal, necrose das células epiteliais, telangiectasia. Portanto, quem morre envenenada pelo arsênico apresenta sangramento dos ouvidos, nariz, boca e olhos.

Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C.
Depois de ler isto, por favor, não seja egoísta. Encaminhe este texto a tantos quanto puder.

Traduzido do original em inglês por Roberto S. Zangrando"

Enviado por Lucia de Fátima Miranda em 09/08/2010.

Primeiro fato a considerar: a mensagem tem características típicas de um boato (ou hoax):
a) texto impreciso: Em Taiwan... uma mulher... um médico... pesquisadores da Universidade..., note que não são especificados os locais nem os nomes dos envolvidos;
b) fala de um assunto de interesse público: saúde;
c) tem característica alarmística;
d) pede para que seja repassada para o máximo de pessoas possível.

Segundo fato: pesquisei na Web e tudo que encontrei sobre o assunto foram reproduções desse mesmo e-mail. Ou seja, a história se repete: vários sites e blogs propagando uma informação sem ter certeza se ela é verdadeira.

Terceiro fato: já viu ou ouviu alguém falar de alguma vitamina C, dessas vendidas em pastilhas efervescentes nas farmácias, que apresente algum alerta na embalagem, do tipo "Cuidado, não coma camarão quando ingerir vitamina C?". Se isso fosse verdade, não seria amplamente divulgado?

Quarto fato: já pensou quanta gente já teria morrido nas praias brasileiras comendo camarão com limão?

Pra encurtar a conversa, leia através dos links abaixo as explicações de dois sites especializados em investigação de mensagens desse tipo: o QuatroCantos.com e o E-farsas.


Conclusão: a mensagem tem origem desconhecida e reúne várias inverdades.
Não perca tempo com esse tipo de mensagem. Mande-a para o lixo que é o lugar dela.

0 comentários:

Postar um comentário