sexta-feira, 16 de julho de 2010

Arte em plantações de arroz no Japão

Só mesmo a paciência milenar do povo japonês para conseguir isso.

Desde 1993, cerca de 8.000 agricultores da cidade de Inakadate, no Japão, promovem através de suas plantações de arroz um espetáculo de rara beleza.

Para a criação dos desenhos, não usam tinta. Em vez disso, utilizam o cultivo de arroz de cores diferentes, que foram estrategicamente dispostos e semeados no campo de arroz irrigado.

Quando chega o verão e as plantas crescem, as ilustrações detalhadas começam a emergir.

Os agricultores delineiam os contornos utilizando o arrozeiro roxo e amarelo Kodaimai junto com suas folhas verdes de Tsugaru, uma variedade romana, para criar estes padrões de cor a tempo entre o plantio e a colheita em setembro.

Deste nível do solo, não é possível visualizar os desenhos. Os espectadores têm de subir à torre do castelo do município para obter uma visão ampla da obra.

Aproximando a imagem, pode-se ver o cuidado que tiveram ao plantarem milhares de pés de arroz.


Esta arte se iniciou como um projeto de revitalização local, uma ideia que surgiu em reuniões dos comitês de associações locais. As diferentes variedades de arroz crescem juntas das outras para criarem obras magistrais.

Nos primeiros nove anos, os trabalhadores destes municípios juntamente com os agricultores locais ampliaram um desenho simples do Monte Iwaki a cada ano.

Mas suas ideias foram ficando mais complexas e atraíam mais e mais atenção.

Em 2005, os acordos entre proprietários de terras permitiram a criação de enormes espaços de arte com o seu cultivo de arroz. Um ano depois, os organizadores começaram a utilizar computadores para desenhar com precisão cada parcela na plantação das quatro variedades de arroz de diferentes cores que dão vida às imagens.

Veja exemplos do efeito final:



As fotos a seguir mostram a evolução do campo de arroz desde a plantação até a formação definitiva da imagem:







Enviado por José Arnaldo C. Campelo em 13/07/2010.

1 comentários:

Alexandre Andarde disse...

Sensacional...!!!
Isto é de gente que ama o que faz...

Postar um comentário