sábado, 13 de novembro de 2010

Bebezinha doente necessita de ajuda

Faço esta postagem em razão de um e-mail que acabei de receber e que veio com o seguinte conteúdo:

-- Início do e-mail --
"Nosso caráter é aquilo que fizemos quando achamos que ninguém está olhando...Eu sei que DEUS me sonda, sabe todos os meus passos!!!!!
(aqui veio a foto, que eu não vou mostrar por ser muito apelativa e chocante)

Simplesmente reenvie este email, nao necessita dinheiro...

Por favor esta bebezinha tem apenas 4 1/2 meses e ela encontra-se gravemente doente, e se puder no minimo re-encaminhar este e-mail para todos os seus contatos estaria contribuindo 10 centavos para a operação dessa bebezinha.

Deus abençõe todos que re-encaminharem este email, e perdoe quem ignorou."
-- Fim do e-mail --

Não que seja o primeiro e certamente não será o último... mas este veio acompanhado de uma foto de uma bebezinha de 4 anos e meio, toda entubada numa cama de hospital!

Não culpo a pessoa que me enviou, porque muita gente fica comovida com esse tipo de mensagem.

Mas eu já usei esse blog várias vezes para falar sobre esse tipo de mensagem e, caso você nunca tenha lido sobre isso - aqui e nem em outro lugar - por favor, perca um pouco do seu tempo agora.

O primeiro fato a se considerar é que não há possibilidade alguma em alguém receber 10 centavos por cada uma dessas mensagens!

Quem enviaria esses 10 centavos? Se é alguém que simplesmente quer ajudar, já que aqui não aparece o nome do doador, por que não ajuda de uma vêz? Qual a necessidade de que as pessoas enviem e-mails?

Há alguns e-mails desse tipo que dizem que vai ajudar. Alguns falam da AOL, outros da Microsoft e outras empresas. Então, pode-se pensar: "Deve ser verdade, porque ao repassar esse e-mail estamos fazendo alguma propaganda dessas empresas e elas então ajudam como forma de retribuir".
Isso é sempre mentira! Se você fizer propaganda delas, estará fazendo papel de otário porque não é verdade!

Não há no mundo mecanismos capazes de ficar rastreando todos os milhões de e-mails que circulam diariamente e apurar quantas vezes uma mensagem foi repassada.

Para que alguém pudesse contribuir, como informa esse e-mail, seria preciso, no mínimo, pedir que cada mensagem repassada fosse copiada para algum endereço de e-mail que, ao receber cada cópia, pudesse contabilizar os dez centavos de ajuda.

O segundo fato a se considerar:
Porque essa mensagem não veio com alguma identificação? Já que a proposta é pedir ajuda, porque não fornece nome e telefone dos pais para contato ou uma conta bancária para depósitos? E porque não diz o motivo ou onde será realizada a cirurgia?

Além de mensagens dessa natureza, há muitas outras mentiras na internet: avisos sobre crianças desaparecidas, falsos prêmios como cestas de chocolates, celulares e computadores grátis, hospitais com tratamentos gratuitos, soluções milagrosas para tratamento de câncer e até dicas para escapar de multas de trânsito.

Não acredite nessas falsas mensagens e não contribua para a proliferação delas.

Clique nos links abaixo e entenda porque essas mensagens são geradas indiscriminadamente por pessoas que querem se aproveitar da sua sensibilidade e do seu bom senso.

Leia também neste blog:

Para ver todas as postagens desse blog classificadas como Mentiras da WEB, clique aqui.

Não deixe de ler amanhã:

3 comentários:

Kako disse...

Acabei de receber esse email também e procurei saber se existia um modo de contabilizar isso. Obrigado pelo esclarecimento.

Lenise disse...

Recebi este e-mail hoje também, fiquei sensibilizada, mas também procurei saber se era verdade... Obrigada Por esclarecer!

Célia Buarque disse...

Realmente existem e-mail´s falsos na internet com a intenção de capturar os endereços, mas é preciso que paremos para pensar: entre os falsos pode haver um que seja verdadeiro. Em agosto 2010 meu filho foi sequestrado e graças a uma enorme mobilização pela internet ele foi deixado na BR de Pernambuco com vida quando a polícia não sabia mas onde procurar e já o considerava morto. A repercussão foi enorme, recebi e-mail até dos EUA, no meu Estado não se falava de outra coisa, na cidade então. Recebia inúmeras ligações checando a veracidade do e-mail. Creio que essa mobilização tornou inviável os planos dos bandidos que acabaram soltando-o. Caso todos tivessem excluído sem checar a veracidade talvez ele ainda estivesse desaparecido. Solidariedade com responsabilidade é o que devemos buscar sempre. Então sugiro que façam uma pesquisa antes de simplesmente excluir, você poderá estar deixando alguém sem ajuda.

Postar um comentário