terça-feira, 16 de novembro de 2010

Garoto de 11 anos morre engasgado com chiclete

Para quem tem criança na família ou mesmo amigos com filhos, um alerta importante

"Um menino de 11 anos morreu engasgado com um chiclete na cidade de Garça, interior de São Paulo, no final de semana.

Caio Henrique Alves Peres dormiu mascando a goma. A guloseima obstruiu sua respiração e ele teve uma parada respiratória.
Quando os pais Joaquim e Dulcinéia Alves Peres perceberam o fato e acionaram o Corpo de Bombeiros, o menino já não respondia aos estímulos e nada pôde ser feito.
A tragédia ocorreu na rua Martin Afonso de Souza 512, Vila Araceli, por volta das 23h10 de sábado, horário que os bombeiros receberam o chamado.

“Chegamos na casa e notamos que o menino estava deitado em seu quarto e já não respirava”, informou o cabo Saraiva, da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, foram feitos procedimentos de reanimação (massagem cardíaca) e providenciada a rápida remoção para o Pronto Socorro do Hospital São Lucas.
Infelizmente, apesar de todos os esforços dos socorristas, o quadro não pôde ser revertido.

No hospital, enquanto o médico plantonista providenciava a entubação, num último esforço para reanimar Caio, descobriu a causa da parada respiratória. O corpo estranho (chiclete) estava na traquéia do menino. “Possivelmente ele teve o engasgo em casa e não conseguiu dar sinal algum para que as pessoas o ajudassem”, comentou o cabo Saraiva. Ainda de acordo com o bombeiro, tudo indica que o engasgo ocorreu cerca de uma hora antes do socorro ser chamado. Os pais informaram que o menino jantou, tomou suco e foi pra cama.
Quando foi mudar o filho de cama, a mãe percebeu que o garoto estava desacordado, roxo e espumando pela boca.

“Eu chamava e ele não respondia, foi mudando a cor e saindo baba da boca”, relatou aos prantos a mãe Lucinéia. No domingo, num clima de consternação e muito pesar, parentes e amigos se reuniram para se despedir do menino. Ele foi velado no Velório Municipal e o corpo sepultado às 20h30 no Cemitério Santa Faustina."

Notícia extraída do Jornal Comarca de Garça, edição 10387 de 09/11/2010.
Enviado por José Arnaldo C. Campelo em 10/11/2010.

Nota do blog:
Através de pesquisas, descobri que acidentes deste tipo são mais comuns do que se imagina. E não acontecem só com crianças: há até casos de jogadores de futebol que, ao se chocarem com outro durante uma partida, desmaiam e têm parada respiratória decorrente de chiclete parado na garganta.
Muito cuidado com balas, chicletes, guloseimas em geral, pipocas e até com a salsicha do cachorro-quente!

Não deixe de ler também:

Leia também neste blog:

0 comentários:

Postar um comentário