domingo, 14 de novembro de 2010

Coisas que você deve saber antes de reenviar um e-mail

1. Grandes empresas não operam através de correspondências do tipo "corrente".
Bill Gates não está lhe oferecendo US$ 1000, e a Disney não está lhe dando férias grátis.
Não existe uma companhia de alimentos infantis que está enviando cheques.
A Procter & Gamble não faz parte de cultos satânicos e o seu logotipo também nao e satânico.
A MTV nao lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter correspondências para um monte de pessoas.
Fique tranquilo; não há necessidade de mandar em frente estes casos "que sao verdadeiros".
Além disso, não é só porque alguém disse numa mensagem, quatro degraus anteriores da pirâmide "nós checamos e isto é verdadeiro", que o torna real de verdade.

2. Não existe uma organização de ladrões de fígado. Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo de um amigo jurar que isto aconteceu ao seu primo. Se você é daqueles que acredita em histórias de organizações que roubam fígado, por favor veja isso.

E eu cito: "The National Kidney Foundation has repeatedly issued requests for actual victims of organ thieves to come forward and tell their stories. None have." ("A National Kidney Foundation tem divulgado repetidamente pedidos para que as vítimas de ladrões de órgaos venham a público e que contem suas histórias. Ninguém fez isto.") Não existe nada, ninguém, zero. Nem mesmo o primo do amigo do seu amigo.

3. Neiman Marcus não vende receitas de biscoitos a US$200. E se caso o fizesse, nós todos já a temos. E mesmo que voce nao tenha, pode pegar uma cópia aqui.

Só então, se você tiver usado a receita e achado que os biscoitos são ótimos, fique à vontade para repassá-la.

4. Se o(s) último(s) desastre(s) envolvendo algum(ns) dos foguetes da NASA espalharam partículas de plutônio que cairam sobre a Terra, você acha REALMENTE que esta informação chegaria ao público através de algum e-mail?

5. Não existem os vírus "Good Times", "Bad Times", "Budweiser" etc. Na verdade, você NUNCA, mas NUNCA mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de primeiro confirmar se um site confiável de uma companhia real o tenha identificado. Tente aqui.

E mesmo assim, pense duas vezes antes de passar adiante. E geralmente você não pega um virus por e-mail APENAS LENDO-O, só se você abrir o ARQUIVO infectado ou tiver feito o download de um ARQUIVO!

6. Não existe um grupo de conspiradores que matam qualquer motorista que pisque faróis para carros que venham com os faróis apagados.

7. Se você está usando Outlook, IE, ou Netscape para escrever um e-mail, desabilite o "HTML encoding." Aqueles que usam Unix shells não poderão lê-la e não se interessam em salvar o attachment que você enviou para vê-lo com um web browser, até porque, você provavelmente está enviando uma cópia da receita do biscoito do Neiman Marcus, ou sobre o vírus Good Times, ou qualquer outro spam.

8. Se você estiver realmente pensando em passar adiante aquela mensagem, que já está no décimo degrau da pirâmide (ou na décima geração) para um amigo, pelo menos tenha a decência de cortar aqueles 8 quilômetros de cabeçalhos de todo mundo que a recebeu nos últimos 6 meses. E você tambem não vai ficar doente se retirar todos os ">" que começam todas as linhas. Além disso, se a mensagem já estiver rodando há muito tempo, é provável que ele já a tenha recebido várias vezes.

9. Craig Shergold (ou Sherwood, ou Sherman, etc.) na Inglaterra não está morrendo de câncer ou de qualquer outra coisa neste momento e ele gostaria que todo mundo parasse de lhe enviar cartões de visitas. E parece que ele já deixou de ser um garotinho há bastante tempo.

10. A fundacao "Make a Wish" é uma empresa real que faz um belo trabalho, mas eles tiveram de estabelecer um 0800 especial para responder aos inúmeros boatos da Internet que usam o seu bom nome e reputação. É um desrespeito ao trabalho tão importante que ela faz.

11. Existem mulheres que estão realmente sofrendo no Afeganistão e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail não irá ajudar esta causa de jeito nenhum. Se você quiser, entre em contato com o seu representante no legislativo, ou com a Anistia Internacional ou com a Cruz Vermelha. Como regra geral, e-mails "abaixo assinados" geralmente são falsos e não significam nada para quaisquer pessoas que tenham algum poder para fazer alguma coisa sobre o que está sendo anunciado.

12. Não existe nenhum projeto para ser votado no Congresso que permita as companhias telefônicas de chamadas à distância cobrar uma taxa a mais de você pelo uso da Internet.

13. Não existe nenhuma Daniele S. Teles, Maria Cecília ou Pietra desaparecidas.

14. Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é tão fácil quanto rabiscar os muros de uma área de lazer públicas. Não acredite automaticamente em tudo... ASSUMA que é falso, até que seja provado que é de verdade.

15. Nenhuma criança com câncer vai receber 1, 2 ou 10 centavos por cada pessoa para quem você repassar o e-mail!

0 comentários:

Postar um comentário