segunda-feira, 21 de junho de 2010

Seu grito de gol pode estar atrasado

Imagens em alta definição têm processo de decodificação demorado e causam atraso na exibição do sinal

Durante os jogos do Brasil na Copa, os vizinhos já comemoravam o gol mas, ao olhar para a TV, nossos atacantes nem estavam na grande área ainda. Pode parecer mentira, mas esse tipo de situação anda acontecendo com muita gente durante a transmissão dos jogos na África do Sul.

O culpado da história é um atraso no sinal da transmissão, que acontece naturalmente nas imagens em alta definição. Esse sistema demora mais para aparecer na tela da TV quando comparado aos aparelhos comuns. Por isso o vizinho sem HD vê o gol primeiro.

Você já deve ter percebido este mesmo problema em transmissões ao vivo. Quando um repórter está na rua e conversa com o apresentador em estúdio, muitas vezes demora alguns segundos para responder. Este atraso (em inglês, "delay") é causado pelo tempo que a imagem demora para percorrer o caminho entre a emissora e o aparelho receptor.

Quando a imagem é em HD, esse tempo é ainda maior. Com imagens mais pesadas é necessário incluir outros dois processos ao caminho da transmissão: comprimir e depois descomprimir essas imagens. Esse é o papel de decodificador que, quando a imagem chega a ele comprimida, ele "libera" o tamanho original para a TV.

Se o sinal HD for transmitido via satélite, o processo demora ainda mais, pois a emissora envia o sinal para o satélite e ele envia para sua residência. Em HD, o atraso pode chegar a 15 segundos, como é o caso do canal ESPN HD, transmitido pela Sky HD.

A população continua correndo atrás de aparelhos com high definition sem, muitas vezes, saber que a imagem demora mais para chegar à tela da TV. Vale ficar atento na hora da compra: saiba que o seu grito de gol pode sair alguns segundos depois do vizinho!

Extraído do Olhar Digital (http://olhardigital.uol.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário