quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pra que lado a bailarina gira?

Teste se propõe a demonstrar qual é a metade
predominante do seu cérebro.


Esta imagem é uma série de 34 quadros que não mudam de ordem (pode ter certeza que é verdade), repetidos em loop. Ao olhar, você vai ver a bailarina girando num determinado sentido.

Depois, feche os olhos por alguns instantes, abra-os e tente enxergar a bailarina girando no sentido oposto. Se não conseguir, dê uma volta, vá fazer outras coisas, depois volte aqui no blog e veja a bailarina de novo. A qualquer instante ela pode subitamente girar para o lado oposto!

E pode ter certeza que tudo é obra do seu cérebro, pois ele enxerga movimento onde não há a partir da interpolação entre imagens sucessivas. Assim funcionam o cinema, os desenhos animados e aqueles filminhos que aprendemos a desenhar quando crianças na margem dos cadernos. E assim as 34 imagens da dançarina são interpretadas como cenas sucessivas de uma moça que gira sobre uma perna só.

Mas qual perna? Aqui está o truque: as 34 imagens são ambíguas. Metade delas tanto pode representar a bailarina vista de frente quanto de costas; na outra metade das imagens, onde ela aparece de lado, a perna levantada pode ser tanto a esquerda quanto a direita.


É bem possível que você já tenha recebido um e-mail com essa bailarina, dizendo que é um teste que demonstra qual lado de seu cérebro é predominante baseado em qual direção você enxerga a bailarina girando. Bem, a neurologista Suzana Herculano-Houzel explica que a animação na verdade não demonstra nada disso e esse "teste de lateralidade cerebral" é pura besteira. O que faz você enxergar a bailarina girando para um lado ou para outro são outras pistas e predisposições cerebrais um tanto mais complexas — e não completamente compreendidas. E esta nova versão (clique aqui para ver) demonstra claramente como é fácil e arbitrário ver a bailarina girando para um lado ou outro: é só olhar para a bailarina do lado esquerdo ou direito por algum tempo para ver a bailarina do meio girando em outro sentido.

0 comentários:

Postar um comentário