sábado, 17 de abril de 2010

Catálogo de fraudes da Internet

Você que acompanha este blog, já deve saber que existe aqui uma seção chamada Segurança na WEB, onde sempre procurei informar sobre golpes que recebi ou foram recebidos por amigos, sempre por e-mail.

São geralmente mensagens falsas que contém algum link também falso e que instalam um programa espião e malicioso no nosso computador, normalmente com a finalidade de roubar informações sigilosas e enviá-las aos hackers criadores.

Agora, veja que interessante: recebi um e-mail do meu amigo Renzo Capelli, falando sobre  esse catálogo de fraudes, criado pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, através do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS).

O catálogo, disponível em http://www.rnp.br/cais/fraudes.php, possui mais de 1.100 fraudes cadastradas, entre e-mails com links maliciosos e páginas falsas de instituições e deve ser, sem dúvida, um dos maiores acervos do gênero. E vários deles já foram reportados aqui no meu blog.


Vale a pena perder um pouco do seu tempo e dar uma lida em algumas fraudes: são e-mails falsos de instituições bancárias sugerindo instalação de plug-ins de segurança, pedindo a confirmação de senhas do netbanking, confirmações falsas de compras realizadas com seu cartão de crédito, notificações falsas de multas de trânsito, notícias falsas sobre pessoas famosas, avisos falsos de operadoras de celular, links falsos para vídeos interessantes ou até pornográficos envolvendo celebridades, alguém mandando cartões ou fotografias comprometedoras, promoções imperdíveis, fotos de catástrofes, avisos de cancelamento do seu título de eleitor ou outro documento, convocações e intimações para audiências, comunicados falsos sobre a gripe suína, apelos falsos de mães com filhos desaparecidos, etc....


Tem até um que diz conter um link de um vídeo mostrando Alexandre Nardoni (o pai da menina Isabela) sendo espancado na prisão.


Enfim, todo tipo de artifício para que pessoas desavisadas (que não é mais o seu caso), cliquem nos links e entrem pelo cano.


Tenha muito cuidado! Há casos de situações tão atuais e curiosas que nos levam ao clique, mesmo sabendo de tudo isso. Quando você percebe, já é tarde...


O site contém ainda um formulário para notificação de incidentes de segurança, que pode ser utilizado para reportar novos golpes recebidos por e-mail.


Não deixe de conhecer!

0 comentários:

Postar um comentário