Não consultei esse assunto com nenhum médico mas percebi, através de pesquisas na web, que a coisa é séria.
Portanto, leia e, se quiser saber mais, consulte os links indicados no final e claro, o seu médico de confiança.
Quais são as diferenças entre margarina e manteiga?
Ambas têm a mesma quantidade de calorias.
A manteiga tem um pouquinho mais de gordura saturada - 8 gramas contra 5 gramas da margarina.
Comer margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que a manteiga, segundo um estudo recente da Universidade de Harvard.
Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes em outros alimentos.
A manteiga traz mais benefícios nutricionais, enquanto o pouco que a margarina traz lhe foi adicionado!
A manteiga é muito mais gostosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.
A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.
Agora, sobre a margarina:
- tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans;
- triplica o risco de doenças coronarianas;
- aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau" colesterol);
- reduz o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol);
- aumenta, em cinco vezes, o risco de câncer;
- reduz a qualidade do leite materno;
- deprime a resposta imunológica;
- reduz a reação insulínica...
E o fato mais perturbador: a diferença entre o plástico e a margarina é de UMA MOLÉCULA.
Basta saber disso para evitar, por toda a vida, a margarina e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogênio, mudando a estrutura molecular da substância).
Faça um teste:
Compre uma embalagem de margarina e deixe-a aberta em algum lugar com sombra. Em poucos dias, você vai notar duas coisas:
- nenhuma mosca (nem aquelas terríveis mosquinhas das frutas) vai chegar perto dela (isso não lhe diz alguma coisa?);
- não vai apodrecer, nem ficar com cheiro esquisito. Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microrganismos minúsculos encontrarão ali um lar para viver.
Por que?
Porque é quase plástico.
E você derreteria seus potes de plástico para passar no seu pão?
Texto do Dr. José Geraldo Ferreira Gonçalves,
do Instituto de Patologia Clínica Hermes Pardini
(www.hermespardini.com.br)
Laboratório com a certificação ISO 9001:2000.
Endereço: Rua Aimorés, 33 Belo Horizonte - MG Cep: 30140-070
Tel: (31) 3228-6200 E-mail: atendimento@labhpardini.com.br
Informe-se mais sobre este assunto acessando:
Enviado por Norma Meneguelli em 19/09/2009.
Agora, um detalhe importante:
Embora o assunto mereça uma certa credibilidade, resolvi consultar o tal instituto que assina a mensagem, logo depois da postagem.
Veja a consulta e respectiva resposta que recebi no dia seguinte, abaixo:
---- Mensagem Original ----
Remetente: bdinardi@gmail.com
Data: 20/09/2009 20:48:08
Mensagem enviada pelo site www.hermespardini.com.br
Seção: Fale Conosco
Nome: Bruno G Dinardi
E-mail: bdinardi@gmail.com
Sugestões - Comentários:
Gostaria de saber se o e-mail que circula pela internet falando sobre Manteiga x Margarina é realmente da autoria do Dr. José Geraldo Ferreira Gonçalves, deste instituto.
Obrigado.
---- Resposta:
de atendimento@labhpardini.com.br
para bdinardi@gmail.com
data 21 de setembro de 2009 13:14
assunto Resposta do Instituto Hermes Pardini
enviado por labhpardini.com.br
Prezado,
Bruno G Dinardi
Informamos que o Hermes Pardini não realiza pesquisas científicas sobre este assunto (Margarina x Manteiga).
O e-mail recebido trata-se de um SPAM, ou seja, uma mensagem trote sem qualquer relação com esta instituição.
Atenciosamente,
Central de Relacionamento - Call Center - HP
(31) 3228.6200 ou (31) 2121.6200 ou (31) 4501.6200
atendimento@labhpardini.com.br www.hermespardini.com.br
Conclusão:
O assunto, nesse caso, pode até ser sério, mas o e-mail é falso!
Deve ser de autoria de algum desocupado ou da indústria produtora de manteiga, que utiliza o nome de um terceiro, indevidamente, para obter credibilidade.
Perceba que temos dois problemas graves com relação às informações veiculadas na web: o primeiro é confiar no conteúdo e o segundo é saber se quem assina é o verdadeiro autor da informação.
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