quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dá para abrir a porta do carro com o celular?

Existe um e-mail circulando há algum tempo e que diz mais ou menos o seguinte:

"Serviço de utilidade pública.

Se você fechou o carro e deixou as chaves dentro dele (e se as portas trancam e destrancam com o acionador eletro-magnético), não se desespere:

1) Ligue, pelo seu celular, para a pessoa que tenha a cópia da chave do seu carro, geralmente alguém da família na sua casa, onde guarda a chave-reserva.
2) Segure o seu celular a cerca de um palmo do seu carro e peça para a pessoa que está com a cópia da chave, pressionar, no acionador, o botãozinho de abrir a porta e que mantenha-o acionado junto ao microfone do telefone.
E ZÁS! INCRÍVEL! As portas do seu carro se abrirão!
Milagre? Não, é física mesmo! (É apenas transmissão de ondaseletromagnéticas).
Ninguém terá que levar as chaves até você.
A distância não é problema, você pode estar a quilômetros de distância do local onde está a chave reserva.
PASSE AOS SEUS AMIGOS! A COISA FUNCIONA MESMO!"

Pois é... é conversa mole!

Ativar o sinal do alarme do carro ou desativá-lo por vias telefônicas ou de celular seria possível caso o sinal fosse apenas sonoro. Infelizmente não é o caso de 98% dos sistemas de alarme, que transmite uma faixa de dados criptografadas para o "receiver" dentro do carro, através de frequência de rádio, um tipo de frequência NÃO TRANSMITIDO pelo celular.
Comumente, o rádio opera numa banda de 300 MHz e o celular, 800 MHz.
Por acaso você testou e deu certo?
Provavelmente estava ainda dentro do alcance do controle remoto do alarme.
Tentou ir mais longe do que 2 km para fazer o teste?

Quer saber a origem do boato?
Nos EUA, uma subsidiária da GM oferece um sistema que destrava o seu carro através de um sistema via satélite, bastando que se faça uma ligação aos seus operadores. Esse serviço é pago, bem caro e, se fosse tão simples como o boato sugere, a GENERAL MOTORS INC. não teria investido milhões no sistema.

Portanto, abrir a porta do carro com o celular, só mesmo se for pra pedir pra alguém te trazer as cópias da chave!

Informações obtidas através de pesquisa a vários sites.

2 comentários:

Sérgio Bohrer disse...

E mais: Se o controle remoto pra destravar a porta funcionasse com sinal sonoro, seria fora da faixa de áudio, pois ninguém escuta o sinal dos controles. Como a faixa de áudio passível de ser transmitida por sistemas de telefonia, fixa ou móvel, é de 300 Hz a 3.400 Hz, que é faixa de som audível, um sinal fora desta faixa nunca poderia ser transmitido.

Sérgio Bohrer disse...

Mesmo que o controle remoto operasse na mesma frequência do celular, não funcionaria, pois o que o celular transmite de um ponto a outro é um sinal de áudio, captado pelo microfone e codificado, através da frequência portadora de radiofrequência.

Postar um comentário