quinta-feira, 2 de julho de 2009

Licenças de software:
Conheça melhor esse assunto antes de instalar um programa

Software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são
proibidos pelo autor em determinado grau. É necessário solicitar permissão ou pagar para utilizar. Pode ser freeware, shareware, trial ou demo.

Software livre é qualquer programa que tem a liberdade de ser usado, copiado, modificado e redistribuído. Opõe-se ao conceito de software proprietário. Pode ser vendido ou disponibilizado gratuitamente. A possibilidade de modificações implica na abertura de seu código fonte e a maioria deles é licenciada.

Software de domínio público: o autor relega a propriedade do programa e este se torna bem comum, ou seja, não possui direitos autorais. Entretanto, o autor pode restringir que modificações sejam feitas.

Copyleft: retira barreiras à utilização, difusão e modificação do software, mas impedem a utilização não-autorizada. Requer que as alterações sejam livres, passando adiante a liberdade de copiá-lo e modificá-lo novamente.

Freeware ou software gratuito é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties. Um software freeware, embora disponibilizado gratuitamente, não pode ser modificado.
Apesar de ser chamado de free (do inglês livre), não é necessariamente software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições.

Shareware
é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, por um período de tempo ou com algumas limitações, mas que implica no posterior pagamento pela sua licença.
As restrições ao uso do shareware são liberadas após o pagamento da licença, quando é fornecida uma chave do produto para o usuário.
Esse tipo de distribuição tem como objetivo divulgar o software e permitir que os usuários possam testá-lo antes da aquisição.

Trial: versão de teste de vários softwares. É disponibilizada com algumas funções, geralmente por 30 dias, para que o usuário experimente o programa para saber se ele atende às suas necessidades.

Demo: versão de demonstração, semelhante ao Trial. É possível usar o programa por um tempo ou com apenas algumas funções disponíveis.

Software Comercial: é o software desenvolvido com o único objetivo de obter lucros.

Open Source ou software de código aberto é aquele que disponibiliza seu código fonte e restringe-se aos termos técnicos da questão. Pode ser livre, ou proprietário. Algumas empresas como IBM, HP, Intel e Nokia investem em software de código aberto.

0 comentários:

Postar um comentário