Recentemente, após incidentes nos quais telefones celulares inflamaram gases durante operações de enchimento de tanques de gasolina, a Shell Oil Company emitiu a seguinte advertência:
No primeiro incidente, o telefone havia sido colocado sobre o capô traseiro do carro durante o abastecimento; o telefone tocou, e em seguida, um incêndio destruiu o carro e a bomba de gasolina.
No segundo, uma pessoa sofreu sérias queimaduras da face quando gases se incendiaram conforme respondia uma chamada celular enquanto abastecia seu carro.
E, no terceiro, um individuo teve seu quadril e virilha queimados conforme gases se incendiaram quando seu celular, que se encontrava em seu bolso, tocou enquanto estava abastecendo o carro.
É muito importante você saber que:
- Telefones celulares podem incendiar combustíveis ou gases;
- Telefones celulares, que se acendem ao serem ligados ou quando tocam, liberam força suficiente para gerar energia capaz de provocar uma faísca capaz de iniciar um incêndio;
- Telefones celulares não devem ser utilizados em postos de gasolina, ou quando estiver abastecendo cortadores de grama, barcos, etc...
- Telefones celulares não devem ser utilizados, ou melhor, devem ser desligados, quando houver por perto outros materiais que possam gerar gases inflamáveis ou explosivos ou poeira gasosa (solventes, elementos químicos, gases, etc.)
Em suma, aqui vão as quatro regras para o abastecimento seguro:
1) Desligue o motor;
2) Não fume;
3) Não use seu telefone celular, deixe-o dentro do veículo ou desligue-o;
4) Não retorne ao seu veículo durante o abastecimento!
Bob Renkes, do Petroleum Equipment Institute, está engajado em uma campanha que intenciona informar as pessoas quanto ao risco de incêndios resultantes da "eletricidade estática" em postos de gasolina.
Sua empresa já investigou 150 casos desse tipo de incêndio.
Os resultados foram surpreendentes:
1) Em 150 incidentes, quase todos envolveram mulheres;
2) Quase todos incidentes ocorreram quando uma pessoa reentrava no seu veículo enquanto o bocal da bomba ainda estava recebendo gasolina. Depois de concluído o abastecimento, essa pessoa retornou para retirar o bocal e o incêndio foi iniciado por causa da estática;
3) A maioria dessas pessoas usava sapatos com solas de borracha;
4) A maioria dos homens nunca entra de novo em seu veículo até que o abastecimento tenha sido completamente terminado. Essa é a razão porque os homens raramente estão envolvidos nesse tipo de incêndio;
5) Nunca use telefones celulares enquanto estiver abastecendo seu veículo;
6) São os vapores emitidos pela gasolina que causam incêndios, quando submetidos a cargas estáticas;
7) Houve 29 incêndios em que o(a) motorista entrou de novo no veículo e o bocal foi tocado durante o abastecimento, isso tendo ocorrido em uma grande variedade de marcas e modelos. Alguns desses casos resultaram em danos significativos pra o veículo, para o posto de gasolina, e para o consumidor;
8) Dezessete incêndios ocorreram antes, durante ou imediatamente após a tampa do tanque ter sido removida e antes que o abastecimento tenha sido iniciado.
O Sr. Renkes enfatiza a instrução de NUNCA entrar de novo em seu veículo durante o abastecimento.
No caso de haver uma necessidade absoluta de retornar ao seu veículo durante o abastecimento, nunca se esqueça de, após fechar a porta, TOCAR EM UM METAL, antes de retirar o bocal da bomba. Através desse gesto simples, você estará se descarregando da eletricidade estática antes de remover o bocal.
Como mencionado acima, o Petroleum Equipment Institute, junto com muitas outras companhias, está realmente tentando conscientizar a todos quanto a esse perigo. Você poderá obter maiores esclarecimentos acessando http://www.pei.org/.
Depois clique no centro da tela onde está escrito "Stop Static" e assista ao vídeo que demonstra um incêndio causado pela estática.
No Brasil, a probabilidade de acontecer esse tipo de incidente é menor, porque o abastecimento não é realizado pelo motorista. Mas cuidado, principalmente ao utilizar e atender chamadas do celular nessa hora.
Embora muitos afirmem que celulares não causam explosão e que é mais um mito, assista ainda ao vídeo abaixo, onde um funcionário de posto de combustíveis abre o bocal do caminhão tanque para verificação do combustível e, no mesmo instante parece atender a uma chamada de celular.
Enviado por Helen Mathews em 06/11/2011.
0 comentários:
Postar um comentário