sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dicas de segurança

Na empresa:
  • Senhas do computador - Sempre bloqueie com senhas seu computador; ao sair do seu local de trabalho para o café, almoço e reuniões, seja ele sua sala ou estação de trabalho;
  • Objetos de valor - Nunca deixe sobre a mesa pertences pessoais como carteiras, bolsas e objetos de valor como celulares e outros aparelhos eletrônicos;
  • Documentos confidenciais - Quando não estiver em uso guarde sempre em gavetas, documentos confidenciais, mesmo em horário de expediente;
  • Fora do horário de expediente - guarde todos os documentos, pen drive, cds e principalmente Lap tops em gavetas ou armários trancados com chave.
Fora da empresa:
  • Caminhando - Observe o que acontece ao redor (atenção 360 graus). Mantenha sempre 20 metros de distância de um suspeito e observe as mãos dele (geralmente escondidas no bolso). Mude de calçada e observe o comportamento do suspeito. Use óculos escuros, ande rápido e no centro da calçada e, se puder, contra o sentido do trânsito (para perceber algum veículo suspeito). Mantenha a bolsa a frente do corpo. Se tiver que gritar, não use "socorro" porque faz as pessoas ao redor recuarem, pois fica claro que há perigo. Grite o nome de alguém, como "Paulo". O bandido achará isso incomum e pensará haver mais pessoas com você. Nunca fique parado e demonstrando estar procurando um endereço.
  • Abastecendo no posto - Evite ir à noite. Observe, antes de entrar, se há movimentação estranha, como funcionários parados e nervosos. Se desconfiar de algo, não entre.
  • Caixa Eletrônico - Nunca use caixas eletrônicos à noite. Só use caixas em mercados, shoppings e outros locais com seguranças e públicos.
  • Alguém seguindo - Se notar algum suspeito, entre numa loja pouco comum (homens em lojas de lingerie e mulheres em lojas de pesca, por exemplo). Se o suspeito entrar ou ficar do lado de fora, é provável que você esteja sendo seguido.
  • Nas compras - Evitar carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas. Sacolas de compras devem ser carregadas junto ao corpo e do lado de dentro das calçadas.
  • Pegando Táxi - Use somente os serviços de táxi dos pontos ou cooperativas cadastrados. Grave sempre, ao entrar, o prefixo do táxi.
  • Parado no Sinal - A faixa central é a mais segura, pois o bandido ataca pelas calçadas ou pelo canteiro central. As primeiras fileiras são visadas para roubos de carros; as últimas para furtos de objetos. Evite compras no sinal. Mesmo que o vendedor não seja ladrão, você se distrai, abre o vidro e se expõe. Se suspeitar de algo, fique "colado" na lateral do carro à esquerda, não deixando espaço para abordagens.
  • No estacionamento - O carro não deve conter adesivos que identifiquem onde você mora, trabalha, estuda ou faz ginástica. Nunca fique dentro do carro estacionado. Ao entrar no veículo, dê a partida e só então ponha o cinto, ajuste o rádio, etc. Nunca se aproxime se perceber alguém mexendo no seu carro. Se, ao retornar ao carro, você observar um "defeito" que impeça o motor de funcionar, chame o socorro de sua confiança, pois alguém pode ter criado o "defeito" para "ajudar" você.
  • Fazendo exercício - Não use fones de ouvido ou algo que distraia sua atenção. Mantenha-se distante de carros estacionados, arbustos e áreas mal iluminadas. Não pare para dar informações, nem se aproxime de carros. Indique um posto policial. Se sentir que deve responder, faça isso em movimento.
  • Dirigindo - Ocorrendo uma "batidinha" leve na traseira de seu carro, observe pelo retrovisor as pessoas que estão no veículo de trás. Se desconfiar, não pare. Sinalize para que o motorista o siga até um lugar movimentado. Se a intenção era assaltar, a pessoa não vai seguir. Se isso ocorrer à noite, não pare. Por mais desumano que pareça, não pare para ajudar alguém à noite ou em local de pouco movimento. Telefone para o 190 e informe o local onde está a pessoa que necessita ajuda. Não deixe de ajudar, mas não pare. Ao passar por lombada, verifique, antes de reduzir a marcha, se há pessoas estranhas e deixe distância suficiente do veículo à frente para poder desviar caso ele pare para bloquear o seu caminho.
Práticas de segurança específicas para Notebooks/ Lap tops:
  • Escritório - Evite deixar sobre a mesa por longos períodos de tempo sem monitoramento, sem a utilização de dispositivos de bloqueio. Fora do horário de expediente tranque-os em armários ou gavetas. Mantenha-se sempre atento com relação aos locais onde deixa o equipamento em horário de almoço, reuniões, etc.
  • Dentro do carro - Sempre transporte-o dentro do porta-malas. Nunca deixe-o no carro quando o mesmo estiver estacionado mesmo em estacionamentos regulamentados.
  • Táxis - não utilize-o mesmo para fazer uma breve consulta.
  • Andando pela rua - existem locais de alta incidência de roubo deste tipo de equipamento. Tente conhecê-los caso haja a necessidade de deslocamento deste tipo para estar mais atento ou tente ao máximo evitar estes locais.
  • Deslocamento por vários locais - evite seguir com o equipamento por vários locais entre a saída do trabalho e a chegada à sua casa. Caso tenha que sair do trabalho e passar no supermercado, academia de ginástica, etc, procure deixar seu equipamento no escritório, trancado com chave num armário ou gaveta.
Enviado por José Arnaldo C. Campelo em 21/10/2010.

0 comentários:

Postar um comentário