sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Brasil pentacampeão na utilização de agrotóxicos

Embora essa seção se chame "Orgulho de ser brasileiro", quem segue este blog sabe que ela foi criada com esse nome por pura ironia.

Isso porque, salvo raríssimas exceções, há muito mais motivos para não termos orgulho de ser brasileiro do que para termos.

Se você é um daqueles que pensa diferente e morre de orgulho cada vez que lê uma notícia enaltecendo nosso país... pode parar de ler e voltar pro seu futebolzinho, aqui não é a sua praia...

A última é a seguinte: o Brasil obteve o pentacampeonato mundial no quesito utilização intensiva de agrotóxicos em território nacional.
Pelo quinto ano consecutivo, nosso país esteve à frente de todos os demais do planeta quanto ao volume de substâncias venenosas utilizadas nas atividades agropecuárias e correlatas.

Consumimos o equivalente a quase 1/5 do total de agrotóxicos produzidos no mundo: mais precisamente 19%.
Os Estados Unidos surgem logo atrás com 17%.
Isso significa que, apesar do nosso total de área agrícola cultivada ser muito menor que a dos norte-americanos, utilizamos muito mais agrotóxicos do que eles.

Portanto, se existe alguma racionalidade nessa desproporção, ela só se explica pela ganância de lucro, a qualquer preço e sem a menor responsabilidade social ou ambiental, por parte das empresas produtoras dessas substâncias causadoras de tantos malefícios ao ser humano e ao meio ambiente.

Os prejuízos para a saúde e o meio ambiente são inúmeros: a começar pelos trabalhadores envolvidos na produção do veneno e na aplicação dele e depois, principalmente, os consumidores, sujeitos comprovadamente a diversos tipos de câncer e várias outras doenças. E depois, há um conjunto enorme de efeitos indiretos, decorrentes da contaminação radical de terrenos e fluxos de água próximos ao habitat urbano.

Claro que o mais importante é a busca incessante da maximização dos lucros!

Clique aqui e leia na íntegra essa matéria de autoria de Paulo Kliass, no jornal Correio do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário