segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Beber água com gás faz mal à saúde?

Há dois tipos de água com gás:
1) A água carbogasosa natural, que é extraída direto da mina, é livre de qualquer processo químico e, portanto, não tem efeitos nocivos à saúde porque a concentração de gás é relativamente pequena. Nesse tipo de água, está escrito na embalagem: Água natural gaseificada.
2) A água gaseificada artificialmente, que é a água que recebe o CO2 - gás carbônico - em um processo industrial, no qual um carbonizador comprime e dissolve o gás no líquido. Na embalagem está escrito: Água gaseificada artificialmente.

O segundo tipo - a água com gás artificial - tende a causar danos à saúde, que vão desde um simples desgaste dental até problemas do coração.
Essas águas só não são tão prejudiciais à saúde como os refrigerantes porque não têm a adição do açúcar.

Além disso, estudos mostraram que o consumo frequente da água com gás provoca o inchaço do estômago, aumentando a área gástrica e fazendo com que comamos mais para sentir saciedade. Ou seja, a água com gás pode provocar o aumento de peso.

Mas o que determina a verdadeira qualidade da água que bebemos não é o gás, mas o seu PH (potencial hidrogeniônico).
Quanto mais acima de 7 for o PH da água, melhor.
PHs abaixo de 7, indicam água ruim para a saúde (alta acidez, baixa alcalinidade).

Portanto, se a água com gás tiver um PH acima de 7 ela pode ser melhor que uma água sem gás com PH abaixo de 7.
É claro que devemos antes, considerar se o indivíduo tem ou não problemas gastrointestinais que podem levar à intolerância ao gás e alimentos ácidos.

Resumindo:
PH alto = baixa acidez e alta alcalinidade = água boa;
PH baixo = alta acidez e baixa alcalinidade = água ruim.

Saiba mais:

1 comentários:

Unknown disse...

Bem lembrado Bruno, se alguma empresa anda colocando em seu rótulo "água gaseificada natural" onde na verdade adiciona o CO2, certamente está enganando o seu consumidor, podendo levar até a processo.

Mas cara, você não poderia falar essas coisas assim desse jeito, tens que tomar cuidado quando você fala "ela pode engordar".

Outra coisa, você jamais pode resumir que a água é boa ou ruim dizendo "PH alto = boa, PH baixo = ruim". Existem organismos e organismos, cada um sempre com um equilíbrio diferente entre eles (sabendo que o PH tendo como equilíbrio "perfeito matematicamente" o 7).

Postar um comentário